ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E NOVAS ABORDAGENS NO ENSINO: PORTFÓLIO DE PROJETOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO E NOVAS ABORDAGENS NO ENSINO: PORTFÓLIO DE PROJETOS DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Anderson Sanita
Patrícia Albuquerque Maia
Renata Cardoso Fernandes Paz
Francisco José Casarim Rachan
Nelson Cordeiro
Priscila Daniel de Paiva Gama e Silva
Marcelo Sampaio Dias Maciel
Úrsula Maruyama
30/07/2022
30-44
3
Objetivo: Identificar políticas públicas voltadas à criação de um ecossistema de inovação a partir da Educação. Métodos: Pesquisa Exploratória baseada em estudo múltiplo de casos, a partir de pesquisa bibliográfica e documental. Parte-se do princípio que as inovações são fortemente baseadas em redes, com foco especializado ou temático onde a interação é promovida por diferentes atores. Resultados: Foram identificadas iniciativas articuladas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC) que apresentam características para indução a um ecossistema de inovação. Um portfolio de projetos apresentam atividades integradas com o setor produtivo que enfatizam o empreendedorismo e inovação, assim como estimulam a prática de metodologias ativas e novas abordagens no Ensino. Conclusão: O trabalho colaborativo entre os atores na Educação Profissional e Tecnológica possui condições de estabelecer os alicerces para promover um ecossistema de inovação a partir da Educação.
Ler mais...Ecossistema de inovação, Sistema Nacional de Inovação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Metodologias Ativas, Empreendedorismo e Inovação.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TEORIAS, PRÁTICAS, DESAFIOS, REFLEXÕES E TENDÊNCIAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.