DOSES DE FERTILIZANTE DE LIBERAÇÃO CONTROLADA AFETAM O CRESCIMENTO INICIAL E OS MECANISMOS FISIOLÓGICOS E NUTRICIONAIS DE ANONNA CACANS?

Code: 241218442
Downloads
2
Views
24
Compartilhe
Título

DOSES DE FERTILIZANTE DE LIBERAÇÃO CONTROLADA AFETAM O CRESCIMENTO INICIAL E OS MECANISMOS FISIOLÓGICOS E NUTRICIONAIS DE ANONNA CACANS?

Autores:
  • Aline das Graças Souza

  • Edna Ursulino Alves

  • Renata Diane Menegatti

  • Oscar José Smiderle

DOI
  • DOI
  • 10.37885/241218442
    Publicado em

    30/04/2025

    Páginas

    27-37

    Capítulo

    2

    Resumo

    O objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos de diferentes doses de fertilizante de liberação controlada (FLC) no crescimento inicial e estado nutricional de mudas de Anonna cacans Warm. As mudas foram originadas de sementes, semeadas inicialmente em um canteiro e após o desenvolvimento inicial das plântulas estas foram transplantadas para sacos de polietileno contendo, areia de granulometria média lavada, como substrato na qual foram adicionadas previamente ao transplantio diferentes doses de FLC. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos, cinco doses de Osmocote® (0; 1; 2, 4 e 8 g L-1 de substrato), na formulação NPK 19-06-10, com quatro repetições, sendo cada repetição composta por três plântulas (uma em cada recipiente). O incremento em diâmetro do colo e altura das plantas foi obtido a partir de dados coletados a cada trinta dias após o transplantio, ao longo do período experimental (6 meses). Ao final do experimento avaliaram-se a altura, diâmetro do colo, concentração de N, índice clorofila, concentração de clorofilas a, b e total e área foliar. As variáveis diâmetro do colo e altura apresentaram uma resposta linear positiva de acordo com o aumento das doses do fertilizante. O suprimento de nutrientes a partir da dose de 4 g L-1 de FLC incorporado ao substrato areia média, otimiza a fase inicial do crescimento das plantas e garante estado nutricional adequado de Anonna cacans, podendo ser sugerida como uma técnica viável para uso em viveiros florestais, a qual permite a eficiência no emprego do insumo, evitando o desperdício do fertilizante.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    araticum-cagão; pigmentos fotossintéticos; nutrição de plantas; Osmocote®

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX