DOM QUIXOTE NO CINEMA: O CAVALEIRO DA TRISTE FIGURA E SUA IMAGEM



DOM QUIXOTE NO CINEMA: O CAVALEIRO DA TRISTE FIGURA E SUA IMAGEM
Joao Eduardo Hidalgo
Maria Arminda Do Nascimento Arruda

30/12/2023
139-153
7
O romance Dom Quixote de La Mancha publicado em duas partes, 1605 e 1615, por Miguel de Cervantes é um dos livros mais lidos na história da humani- dade. O cinema como um dos meios de comunicação de massa do século XX e XIX se apropria da literatura, para a constituição de sua linguagem e também para a construção poética de suas obras. Até os nossos dias Dom Quixote conta com mais de 40 adaptações/versões conhecidas, imortalizando seus personagens e sua narrativa inovadora e tem múltiplas interpretações no que diz respeito aos personagens, autoria, verossimilhança e significados implícitos. O audiovisual tornou-se neste século XXI um espaço de transferência entre a literatura e esta mídia, e o jogo de diálogo/influências migrou para o novíssimo ciberespaço, através das plataformas de streaming. As metamorfoses do romance Dom Quixote continuarão acontecendo em grande número, já que ele é um livro que não precisa de filtros, nem de atualizações, continua atual, falando com os seus ‘desocupados leitores’ digitais e audiovisuais.
Ler mais...Dom Quixote, Miguel de Cervantes, Adaptações audiovisuais, Versões espanholas, Grandes diretores e o Quixote.
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: TÓPICOS ATUAIS EM PESQUISA - VOLUME 3
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.