DIVERSIDADE DE RIZÓBIOS EM ESPÉCIES DE LEGUMINOSAS: ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO ANIMAL

Code: 220107482
Downloads
17
Views
341
Compartilhe
Título

DIVERSIDADE DE RIZÓBIOS EM ESPÉCIES DE LEGUMINOSAS: ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO ANIMAL

Autores:
  • Patrícia Cristina de Oliveira dos Santos

  • Camila Cristina Alves

  • Flávia Romam da Costa Souza

  • Ligiane Aparecida Florentino

  • Adauton Vilela de Rezende

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220107482
    Publicado em

    26/02/2022

    Páginas

    139-146

    Capítulo

    10

    Resumo

    O cultivo consorciado de leguminosas e gramíneas é um sistema de produção animal que estimula a diversidade de bactérias fixadoras de nitrogênio que atuam em associação simbiótica com espécies de leguminosas, reduzindo a utilização de adubos nitrogenados químicos. A utilização de leguminosas melhoram a qualidade do solo, a nutrição e o bem estar animal. Objetivo: O objetivo da pesquisa foi analisar a diversidade de rizóbios em nódulos de siratro, gliricídia e leucena. Resultados: Os nódulos isolados das raízes dessas três leguminosas do estado de MG foram lavados, desinfestados durante 30 segundos em álcool etílico, lavados durante três minutos em peróxido de hidrogênio (H2O2) e depois em água destilada autoclavada. Foram esmagados em placa de Petri contendo meio de cultura 79 e incubadas por 10 dias a 28° C. Posteriormente foram repicadas para novas placas e avaliadas quanto a suas características morfológicas (tempo de crescimento, cor, pH do meio, diâmetro e a quantidade de EPS) que foram expostas por meio de um dendrograma de dissimilaridade construído por meio de uma matriz binária com o auxílio do programa estatístico R. Foram obtidos um total de 70 estirpes bacterianas, sendo 25 pertencentes ao siratro, 21 a gliricídia e 24 a leucena. O dendrograma mostrou uma variação de mais de 40% de diferença entre os isolados. Também foi possível observar três grandes grupos gerados pela diversidade das características, possuindo aproximadamente 35% de similaridade. Conclusão: Todas as bactérias apresentaram crescimento rápido e diversidade dentre as outras características avaliadas, evidenciando a característica promíscua das leguminosas estudadas.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Sistema silvipastoris, Fixação biológica de nitrogênio, Consórcio de pastagens, Melhoria da nutrição de ruminantes, Associação simbiótica em pastagens.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX