DIREITOS HUMANOS, COMUNICAÇÃO, RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO



DIREITOS HUMANOS, COMUNICAÇÃO, RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
Sergio Murilo Rodrigues

30/08/2024
51-72
4
Qual é a fonte de legitimidade dos direitos humanos para a resolução de conflitos e criação de laços de solidariedade? Os direitos humanos são frequentemente vistos como uma base essencial para garantir as liberdades básicas de todos os indivíduos. Contudo, esses direitos têm raízes profundas apenas na tradição política ocidental, especialmente na tradição europeia. A crença de que os direitos humanos são direitos naturais e, portanto, irrefutáveis, levanta a questão de que até que ponto podemos impor esses direitos a culturas que não os reconhecem como legítimos? O desafio surge quando tentamos obrigar indivíduos de culturas que não aceitam os direitos humanos a adotar essas normas. Como podemos resolver conflitos entre tradições culturais e religiosas diferentes, respeitando a diversidade e promovendo a aceitação dos direitos humanos? O filósofo Jürgen Habermas oferece uma perspectiva valiosa para abordar essas questões com sua teoria da democracia deliberativa e teoria procedimental do direito. Essa abordagem pode ajudar a legitimar os direitos humanos e facilitar a aceitação deles em contextos multiculturais.
Ler mais...Jürgen Habermas; democracia deliberativa; direitos humanos, resolução de conflitos; conflitos culturais e religiosos.
DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO SOCIAL: AVANÇOS E RETROCESSOS EM PESQUISA
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.