DESEMPENHO DOS INDICADORES OPERACIONAIS DA ESTRATÉGIA GLOBAL PARA HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ – MA



DESEMPENHO DOS INDICADORES OPERACIONAIS DA ESTRATÉGIA GLOBAL PARA HANSENÍASE NO MUNICÍPIO DE IMPERATRIZ – MA
Matheus Durand Rodrigues Ribeiro Viana
Lucas Durand Rodrigues Ribeiro Viana
Saulo Almeida Santos
Anderson Gomes Nascimento Santana
João Paulo Bastos Silva

30/11/2023
140-156
9
Objetivo: Avaliar metas e indicadores de desempenho presentes na Estratégia Global para a Hanseníase, entre os anos de 2016 a 2020, no município de Imperatriz, estado do Maranhão. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo, descritivo e com abordagem quantitativa de novos casos notificados de hanseníase de residentes do município de Imperatriz - MA, no período de 2016 a 2020, contidas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net). Foram extraídos dados sociodemográficos e clínicos, a partir dos quais foram calculados os indicadores baseados nas metas estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Resultados: No período foram notificados 903 casos de hanseníase no município (taxa média de incidência = 69,99 casos/100.000 habitantes). A maior parte dos casos estavam relacionados a pessoas do sexo masculino, pretas, com idade maior ou igual a 60 anos, analfabetos ou com ensino fundamental incompleto. A maioria dos casos eram multibacilares com predomínio da forma dimorfa. A taxa de novos casos com grau 2 de incapacidade ao diagnóstico foi de, em média, 65,68 casos para 1.000.000 de habitantes (Brasil: 15,35/1.000.000 de habitantes). Em pacientes pediátricos, foi possível observar uma média de 31,28 casos novos/100.000 habitantes (Brasil: 3,87/100.000), com 6,98% das notificações apresentando grau 2 de incapacidades físicas. Conclusão: Os índices avaliados no município mostram um desempenho inferior em relação aos níveis estaduais e nacionais, devido a endemicidade da doença na região. Destaca-se o diagnóstico precoce como um dos principais desafios para o município, sendo esse um fator determinante para a redução da morbidade da doença, além da necessidade de ações de enfrentamento para que dessa forma seja possível alcançar as metas da OMS.
Ler mais...Doenças endêmicas, Doenças negligenciadas, Doenças transmissíveis, Estratégias de saúde globais, Saúde pública.
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE: INTEGRANDO SABERES EM DIFERENTES CONTEXTOS - VOLUME 4
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.