DEFINIÇÃO DA CARGA PERMITIDA NA MOBILIZAÇÃO PRECOCE PÓS-CIRURGIA ORTOPÉDICA: ESTRATÉGIA DE MELHORIA PARA A COMUNICAÇÃO EFICAZ



DEFINIÇÃO DA CARGA PERMITIDA NA MOBILIZAÇÃO PRECOCE PÓS-CIRURGIA ORTOPÉDICA: ESTRATÉGIA DE MELHORIA PARA A COMUNICAÇÃO EFICAZ
Livia Lobel da Luz
Celia Guzinski
Ane Glauce Freitas Margarites
Clarice Sperotto Dos Santos Rocha
Daiane Dal Pai
Jocelaine da Silva Bortoli

30/11/2024
78-89
6
Este capítulo relata uma estratégia de melhoria para a comunicação eficaz na definição da carga permitida para a marcha durante a mobilização precoce pós-cirurgia ortopédica. Trata-se de uma prática assistencial inovadora adotada em uma instituição pública de saúde em Porto Alegre, com o objetivo de promover a mobilização precoce assertiva e segura de pacientes submetidos à cirurgia ortopédica de fratura de fêmur proximal. A intervenção realizada seguiu o modelo de desenvolvimento de produto proposto por Rozenfeld et al. e consiste na adoção de ilustrações visuais para sinalizar à equipe multiprofissional o tipo de carga indicada na reabilitação. Como resultados observados destaca-se a qualificação do cuidado prestado, uma vez que a assertividade das condutas impactam sobre o tempo de internação e minimizam complicações pós-operatórias. A experiência descrita reforça a importância da comunicação efetiva no ambiente hospitalar e apresenta uma solução prática e replicável.
Ler mais...Segurança do paciente, mobilização precoce, fratura de fêmur proximal, comunicação multiprofissional, inovação em saúde.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.