CONTRIBUIÇÕES INOVADORAS DO WHATSAPP PARA AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO DE AUTISMO SEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (TEA1): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.



CONTRIBUIÇÕES INOVADORAS DO WHATSAPP PARA AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO DE AUTISMO SEM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (TEA1): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Roberto Harrysson Braga Tolentino
Elmara Verneque Durães Tolentino

28/06/2024
82-94
5
Este estudo de caso relata a utilização do WhatsApp que auxiliou no diagnóstico de Autismo sem deficiência intelectual (TEA1) ou Síndrome de Asperger em um adulto. O objetivo foi observar comportamentos e padrões que podem não ser aparentes em ambiente clínico tradicional. O paciente registrou livremente suas experiências diárias, pensamentos e emoções via WhatsApp durante 18 meses. A análise das mensagens revelou comportamentos sugestivos de Asperger, posteriormente confirmados por um exame neuropsicológico. Este estudo destaca a importância da busca por métodos diagnósticos mais abrangentes e individualizados, e demonstra o potencial do WhatsApp como ferramenta inovadora que pode auxiliar na identificação de características do Asperger que podem passar despercebidas em ambiente clínico tradicional.
Ler mais...Autismo de Alto Funcionamento; Asperger; Diagnóstico; WhatsApp; Métodos inovadores; TEA
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.