CONFLITO SOCIOAMBIENTAL E LIXO TÓXICO: ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL NO CASO DA COMPANHIA BRASILEIRA DE BAUXITA, EM ULIANÓPOLIS (PA)



CONFLITO SOCIOAMBIENTAL E LIXO TÓXICO: ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL NO CASO DA COMPANHIA BRASILEIRA DE BAUXITA, EM ULIANÓPOLIS (PA)
Louise Rejane de Araújo Silva Severino
Simara Farias Rocha
Leulina Antônio Mendanha
Layse Pereira Favacho da Rocha

31/01/2023
57-65
4
O presente ensaio irá tratar sobre os conflitos socioambientais decorrentes dos danos ambientais causados pela instalação da Companhia Brasileira de Bauxita, em uma área de floresta tropical, na cidade de Ulianópolis/PA, região Amazônica, Brasil, para a exploração minerária da bauxita na década de 1980 e, posteriormente, a destinação final de resíduos sólidos. A atividade desenvolvida, entre o período de 1999 a 2002, por várias empresas nacionais e internacionais, de grande porte, encaminharam seus resíduos industriais para área, virando um lixo tóxico a céu aberto ainda hoje sem tratamento, com graves consequências. O caso será analisado a partir dos conceitos sobre os conflitos e danos sócio ambientais, visto que populações mais pobres, negras e latinas recebem as maiores parcelas de poluição e têm menos acesso aos serviços socioambientais. Os danos ambientais, inclusive em Área de Preservação Permanente-APP provocaram a atuação do Ministério Público do Estado do Pará- MPPA de forma a ajuizar várias ações judiciais.
Ler mais...Lixo Tóxico, Danos, Conflitos socioambientais.
GRANDES PROJETOS NA AMAZÔNIA: A ECOLOGIA POLÍTICA DOS DANOS E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.