CONDICIONAMENTO VOCAL E RESPIRATÓRIO (CVR) EM PROFISSIONAIS DA VOZ: ESTUDO DE CASOS

Code: 220408715
Downloads
10
Views
220
Compartilhe
Título

CONDICIONAMENTO VOCAL E RESPIRATÓRIO (CVR) EM PROFISSIONAIS DA VOZ: ESTUDO DE CASOS

Autores:
  • Léslie Piccolotto Ferreira

  • Maria Cristina De Menezes Borrego

  • Aline Aparecida Silva

  • Milena Zavarize Da Silva

  • Patricia Piccin Bertelli Zuleta

  • Renata Escorcio

DOI
  • DOI
  • 10.37885/220408715
    Publicado em

    30/08/2023

    Páginas

    176-194

    Capítulo

    16

    Resumo

    Introdução: a integração de intervenções fonoaudiológica e fisioterapêutica tem se mostrado positiva para melhorar o desempenho vocal de profissionais da voz. Objetivo: analisar os efeitos após prática realizada por meio de exercícios vocais (Exercícios de Trato Vocal Semiocluído-ETVSO) e respiratórios (uso do dispositivo Respiron Classic®). Método: estudo de intervenção (pré e pós), denominado Condicionamento Vocal e Respiratório (CVR), que contou com três profissionais da voz que preencheram antes e depois instrumentos para avaliação de presença autorreferida de desvantagem vocal (IDV-10), fadiga vocal (IFV) e sintomas após realização de suas apresentações (EASE-BR); foram avaliados quanto aos parâmetros de qualidade vocal e tempo máximo fonatório; e avaliação da força muscular respiratória e ventilação voluntária máxima. Os exercícios apresentados durante os encontros foram também realizados em casa, com registro sobre conforto vocal e respiratório (nota de 0 a 10). Os dados foram analisados de forma descritiva e submetidos a testes estatísticos. Resultados: os índices referentes aos instrumentos aplicados evidenciaram, no momento pós, menor desvantagem e fadiga vocal. As notas dadas ao conforto vocal e respiratório mostraram-se progressivamente melhores no decorrer do programa (p<0,001). Na avaliação de voz foram percebidos aumento do tempo máximo fonatório e manutenção de alguns parâmetros da qualidade vocal. Os índices dos testes de endurance (MVV) e da PImáx e PEmáx aumentaram depois do treinamento. No relato dos participantes houve registro também de melhora quanto às condições físicas. Conclusão: o programa CVR registrou melhora global no condicionamento vocal e respiratório, com repercussão positiva no desempenho vocal dos participantes.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Voz, Treinamento da voz, Condicionamento físico humano. Exercícios Respiratórios, Endurance, Teste de Função Respiratória

    Publicado no livro

    OPEN SCIENCE RESEARCH XII

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.