COMPARAÇÃO ENTRE AS NOTIFICAÇÕES BRASILEIRAS DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS NOS PERÍODOS PRÉ-PANDEMIA E PANDÊMICO DE COVID-19 (2017-2022)



COMPARAÇÃO ENTRE AS NOTIFICAÇÕES BRASILEIRAS DE ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS NOS PERÍODOS PRÉ-PANDEMIA E PANDÊMICO DE COVID-19 (2017-2022)
Vinícius José De Oliveira
Denilson Silva Vieira
Gabriella Dinair Mendonça De Assis
Fernanda Vianna Borges
Maria Vitória Gilvan Da Silva
Eduardo Henrique Pereira
Matheus Henrique Silva Sampaio
Douglas Alves Pereira
César Augusto França Abrahão
João Paulo Martins Do Carmo

30/03/2024
43-58
3
Objetivo: Apresentar um levantamento epidemiológico sobre os principais acidentes envolvendo animais peçonhentos no Brasil durante o período de 2017 a 2022. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, ecológico, descritivo e de caráter quantitativo. Sua temática envolve as notificações de acidentes por animais peçonhentos no Brasil durante o período de 2017 a 2022. Os dados foram coletados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e os elementos estudados foram estratificados de acordo com informações disponíveis nos formulários de notificação. A análise estatística foi realizada pelo GraphPad Prism. Resultados: Durante o período estudado foram notificados 1.568.345 casos relacionados a espécies de cobras, escorpiões, aranhas, abelhas e lagartas venenosas. A região Sudeste se destacou por apresentar a maior incidência de incidentes, sendo que o perfil das vítimas brasileiras era caracterizado por indivíduos do sexo masculino, de etnia parda, situados na faixa etária entre 20 e 39 anos e com educação de nível médio concluída. Conclusão: É fundamental enfatizar que estratégias de vigilância epidemiológica podem influenciar nas medidas de promoção, prevenção e atendimento de saúde apropriadas para cada tipo de incidente, mesmo diante de momentos de pandemia como a vivida entre 2020 e 2022.
Ler mais...Animais Venenosos; Epidemiologia; Sistemas de Informação; Vigilância Epidemiológica.
COVID-19 CHRONICLES: PESQUISAS REALIZADAS DURANTE A PANDEMIA
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.