CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE BRIQUETES DE SERRAGEM E CAROÇO DE AÇAÍ (EUTERPE OLERACEA MART.), AGLUTINADOS COM AMIDO DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ)



CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE BRIQUETES DE SERRAGEM E CAROÇO DE AÇAÍ (EUTERPE OLERACEA MART.), AGLUTINADOS COM AMIDO DE MANDIOCA (MANIHOT ESCULENTA CRANTZ)
Antonio Alberto da Costa Neto
Andréia Caroline Lima Lopes
Marcelo José Raiol Souza

29/12/2022
131-140
9
Na região amazônica são consumidas e geradas quantidades significativas de resíduos agroflorestais, o que potencializa estudos para soluções viáveis, econômica, social e ambiental dessas matérias primas. Como exemplo cita-se o uso de biomassas compactadas em forma de briquetes para a produção de energia. No presente trabalho, objetivou-se avaliar as propriedades físicas dos briquetes fabricados com serragem de madeira, caroços de açaí, amido de mandioca em diferentes proporções e pressão de compactação. O resíduo foi coletado em estâncias madeireiras e feiras do município de Belém-PA e processado no Laboratório Multiusuário de Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Pará. O caroço de açaí e a serragem foram triturados e peneirados, e o aglutinante aquecido com 70,0 ml de água em uma chapa aquecedora, até atingir uma consistência homogênea. Para compactação da mistura se utilizou uma prensa hidráulica com capacidade de 30 toneladas, sem tratamento térmico. Após a retirada do molde, os briquetes foram secos em estufa a temperatura ambiente. Confeccionou-se 36 briquetes, referentes a 12 tratamentos, cada um com 3 repetições, onde 6 amostras foram prensadas aplicando-se pressão de 1093 kgf.cm-², e a outra metade aplicando-se 2187 kgf.cm-². Utilizou-se o software Microsoft Excel 2019 e software R STUDIO para análise estatística. Os tratamentos apresentaram índices de umidade e densidade aceitáveis e condizentes com a literatura especializada.
Ler mais...Resíduos, Briquete, Energia Renovável.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.