CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO EM ATIVIDADES AGROSSILVIPASTORIS NO ESTADO DE MINAS GERAIS



CARACTERIZAÇÃO DOS ACIDENTES DE TRABALHO EM ATIVIDADES AGROSSILVIPASTORIS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
Jéssica Batista Oliveira
Luiz Otávio Moras Filho

04/07/2025
40-57
3
Objetivo: Analisar os acidentes de trabalho no setor agrossilvipastoril em Minas Gerais entre 2018 e 2023, identificando atividades de maior risco, causas e possíveis estratégias de prevenção. Métodos: Pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental e ex-post-facto. Foram utilizados dados do INSS, com recorte para Comunicações de Acidente de Trabalho (CAT) do setor agrossilvipastoril, com base na CNAE. A análise foi realizada no Excel, com filtros, gráficos e tabelas dinâmicas. Resultados: As atividades com maior número de CATs foram Produção de Sementes Certificadas, Produção Florestal e Cultivo de Uva. Destacaram-se altas taxas de acidentes típicos, doenças ocupacionais, mortalidade e letalidade. A faixa etária de 16 a 34 anos apresentou maior vulnerabilidade. Também foram identificadas ocupações com maior incidência, como trabalhador agropecuário, volante da agricultura e tratorista. A subnotificação e a informalidade foram fatores agravantes. Conclusão: É urgente ampliar ações de prevenção e fiscalização no setor, com foco em EPIs, capacitação técnica, registro efetivo de CATs e políticas públicas intersetoriais. A integração entre empregadores, trabalhadores e poder público é fundamental para promover ambientes rurais mais seguros e saudáveis.
Ler mais...comunicação de acidente do trabalho; saúde ocupacional; segurança no trabalho rural; riscos ocupacionais; estatísticas de acidentes
ENGENHARIA E SEGURANÇA DO TRABALHO: INOVAÇÕES, TECNOLOGIAS E PRÁTICAS PARA AMBIENTES SEGUROS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.