CARACTERIZAÇÃO DA MELIPONICULTURA EM ASSENTAMENTOS RURAIS NO SEMIÁRIDO DO NORDESTE DO BRASIL



CARACTERIZAÇÃO DA MELIPONICULTURA EM ASSENTAMENTOS RURAIS NO SEMIÁRIDO DO NORDESTE DO BRASIL
Alberto Chateaubriand Da Cunha Silva
Lidiane Nunes Lima
Geraldo Jorge Barbosa De Moura
Jaqueline Bianque De Oliveira
Eliane Maria De Souza Nogueira
Celso Feitosa Martins
Getulio Amaral

30/11/2023
54-72
4
Objetivo: Realizar o levantamento de informações acerca da meliponicultura que sirvam de subsídios para o melhoramento da criação e conservação de abelhas sem ferrão nas áreas dos assentamentos rurais do município de Maragogi-AL. Métodos: O estudo foi efetuado nas áreas dos 20 assentamentos rurais do município de Maragogi-AL, no ano de 2014. A amostragem foi definida através de visitas em assentamentos registrados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Para levantamento dos dados foram aplicados questionários estruturados junto aos meliponicultores da região. Resultados: As espécies de abelhas mais criadas foram Melipona scutellaris (uruçu) e Tetragonisca angustula (jataí), sendo a criação de abelhas sem ferrão nas áreas dos assentamentos do município de Maragogi encontra-se em estágio inicial de desenvolvimento, a maioria dos meliponicultores detém conhecimento básico de técnicas adequadas de manejo e criam as colônias de abelhas nativas em pedaços de troncos de árvores ocos (cortiço), em colmeias dos modelos “Paulo Nogueira Neto” e/ou modelo “Baiano”, e em caixas tradicionais. Conclusão: As áreas dos assentamentos oferecem condições ecológicas favoráveis, apresentando fragmentos de matas e clima favoráveis para a implementação de projetos de meliponicultura que podem gerar renda complementar, incluindo a sua utilização para polinização de culturas, porém é necessário um maior investimento em assistência técnica junto aos meliponicultores.
Ler mais...Abelhas sem ferrão, Hymenoptera Apoidea, Melipona scutellaris, Tetragonisca angustula, Frieseomelitta doederleini.
ESTUDOS AGROECOLÓGICOS: O AVANÇO DA CIÊNCIA NO BRASIL - VOLUME 2
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.