AVALIAÇÃO TÉCNICO-ECONÔMICA DA TROCA DE MOTORES INDUSTRIAIS PELA ANÁLISE DO CARREGAMENTO E MÉTODO DA ECONOMIA LÍQUIDA EM UMA INDÚSTRIA SALINEIRA
AVALIAÇÃO TÉCNICO-ECONÔMICA DA TROCA DE MOTORES INDUSTRIAIS PELA ANÁLISE DO CARREGAMENTO E MÉTODO DA ECONOMIA LÍQUIDA EM UMA INDÚSTRIA SALINEIRA
Kelly Cristina Dantas Lima
26/05/2023
43-56
3
Objetivo: O trabalho apresenta uma avaliação técnico-econômica no parque de motores de uma indústria salineira na região da cidade de Mossoró, estado do Rio Grande do Norte, maior produtor de sal marinho do país. Métodos: Na avaliação são apresentadas as trocas de motores em operação por motores de alto rendimento (IR3) a partir de uma avaliação técnica, analisando o consumo energético, mas tendo como informação importante para a tomada de decisão a melhor relação custo-benefício ou rentabilidade durante toda a vida útil dos motores. Resultados: Devemos destacar que apenas a troca de apenas dois dos quatro maiores motores elétricos subdimensionados geram rentabilidades em torno de R$ 40.000,00 durante a vida útil do novo motor, onde o investimento para aquisição destes dois motores gira em torno de R$20.000,00, i.e., economias líquidas durante a vida útil do motor são o dobro do investimento necessário. Conclusão: Comprovando que a troca por motores de maior potência mesmo gerando bons resultados de desempenho não se apresentam sendo viáveis no contexto econômico.
Ler mais...Motor de indução trifásico, rendimento, taxa de escalada de energia elétrica, custo do ciclo de vida e relação custo-benefício/rentabilidade.
ENGENHARIAS - AUTOMAÇÃO, ROBÓTICA, METROLOGIA E ENERGIA - VOLUME 2: ESTUDOS E TENDÊNCIAS
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.