AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS OBTIDOS DE PIRÓLISE PELOS MODELOS CINÉTICOS KISSINGER-AKAHIRA-SUNOSE (KAS) E FLYNN–WALL–OZAWA (FWO)

Code: 230914484
Downloads
3
Views
196
Compartilhe
Título

AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS OBTIDOS DE PIRÓLISE PELOS MODELOS CINÉTICOS KISSINGER-AKAHIRA-SUNOSE (KAS) E FLYNN–WALL–OZAWA (FWO)

Autores:
  • Maria Fernanda Vicente dos Santos

  • João Paulo da Costa Evangelista

  • Nataly Albuquerque dos Santos

  • Mayara Lopes Gundim de Macêdo

  • Djalma Ribeiro da Silva

  • Aruzza Mabel de Morais Araújo

  • Amanda Duarte Gondim

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230914484
    Publicado em

    09/09/2024

    Páginas

    196-198

    Capítulo

    59

    Resumo

    O óleo de babaçu pode ser considerado uma excelente matéria-prima para a produção de hidrocarbonetos renováveis devido a sua composição, contendo expressivas quantidades de ácidos saturados com cadeias moleculares curtas, composto majoritariamente pelos ácidos láurico (C12:0) e mirístico (C14:0), mesma faixa do querosene fóssil. Cadeias moleculares menores, como o babaçu, têm menor viscosidade e maior difusividade, favorecendo o acesso de reagentes aos sítios catalíticos. Foi realizado o estudo do catalisador ,Pd/C, no processo de pirólise do no óleo e no éster metílico de babaçu por termogravimetria e através dos dados obtidos foi possível realizar o estudo cinético. O éster metílico de babaçu apresentou energia de ativação menores quando comparado com o óleo de babaçu (50,96-57,47 KJ/mol para o método Flynn–Wall–Ozawa (FWO) e 47,21-52,43 KJ/mol para o método Kissinger-Akahira-Sunose (KAS).

    Ler mais...
    Palavras-chave

    bio-óleo, TGA, estudo cinético, KAS, FWO.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX