AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS OBTIDOS DE PIRÓLISE PELOS MODELOS CINÉTICOS KISSINGER-AKAHIRA-SUNOSE (KAS) E FLYNN–WALL–OZAWA (FWO)



AVALIAÇÃO DOS PRODUTOS OBTIDOS DE PIRÓLISE PELOS MODELOS CINÉTICOS KISSINGER-AKAHIRA-SUNOSE (KAS) E FLYNN–WALL–OZAWA (FWO)
Maria Fernanda Vicente dos Santos
João Paulo da Costa Evangelista
Nataly Albuquerque dos Santos
Mayara Lopes Gundim de Macêdo
Djalma Ribeiro da Silva
Aruzza Mabel de Morais Araújo
Amanda Duarte Gondim

09/09/2024
196-198
59
O óleo de babaçu pode ser considerado uma excelente matéria-prima para a produção de hidrocarbonetos renováveis devido a sua composição, contendo expressivas quantidades de ácidos saturados com cadeias moleculares curtas, composto majoritariamente pelos ácidos láurico (C12:0) e mirístico (C14:0), mesma faixa do querosene fóssil. Cadeias moleculares menores, como o babaçu, têm menor viscosidade e maior difusividade, favorecendo o acesso de reagentes aos sítios catalíticos. Foi realizado o estudo do catalisador ,Pd/C, no processo de pirólise do no óleo e no éster metílico de babaçu por termogravimetria e através dos dados obtidos foi possível realizar o estudo cinético. O éster metílico de babaçu apresentou energia de ativação menores quando comparado com o óleo de babaçu (50,96-57,47 KJ/mol para o método Flynn–Wall–Ozawa (FWO) e 47,21-52,43 KJ/mol para o método Kissinger-Akahira-Sunose (KAS).
Ler mais...bio-óleo, TGA, estudo cinético, KAS, FWO.
ANAIS DO II CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE BIOQUEROSENE E HIDROCARBONETOS SUSTENTÁVEIS DE AVIAÇÃO
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.