AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DO CATALISADOR HBETA 38 E DA BIOMASSA DE MICROALGAS VISANDO À PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS.

Code: 230914512
Downloads
3
Views
190
Compartilhe
Título

AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DO CATALISADOR HBETA 38 E DA BIOMASSA DE MICROALGAS VISANDO À PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS.

Autores:
  • Alyxandra Carla de Medeiros Batista

  • Gabriella Sousa de Melo Queiroz

  • Karoline de Sousa Castro

  • Aruzza Mabel de Morais Araújo

  • Graco Aurélio Câmara de Melo Viana

  • Amanda Duarte Gondim

DOI
  • DOI
  • 10.37885/230914512
    Publicado em

    09/09/2024

    Páginas

    274-277

    Capítulo

    83

    Resumo

    As preocupações associadas, não só ao aumento do consumo e a dependência dos derivados do petróleo, mas também, principalmente, aos problemas ambientais resultantes da queima de combustíveis fósseis, faz com que seja necessária a procura por novas fontes de energia mais limpas e sustentáveis, a qual vem sendo intensificada com grande relevância. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo obter a zeólita Hbeta a partir da zeólita amoniacal (NH4-Beta), caracterizar o catalisador obtido, tratar a biomassa de microalgas e por fim, caracterizá-la. O catalisador foi caracterizado por algumas técnicas de caracterização como Parte superior do formulárioDifração de Raios-X (DRX) e Microscopia Eletrônica por Varredura (MEV), que mostraram que o material catalítico manteve a estrutura microporosa esperada. A biomassa de microalgas foi caracterizada por algumas técnicas também, entre elas: Análise elementar (CHN) e Espectroscopia na Região do Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR) que apresentaram resultados conforme a literatura. Os processos de tratamento aplicados na biomassa proporcionaram importantes resultados para potencializar a utilização das microalgas nos futuros processos de conversão, confirmado através dos dados obtidos das análises de CHN e FTIR. Portanto, foi possível obter importantes resultados sobre a utilização da espécie Desmodesmus sp como uma fonte alternativa para produção de biocombustíveis na presença do catalizador microporoso.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Acetilação, DRX, FTIR, HBeta 38, MEV, Microalgas.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX