AVALIAÇÃO CONTINUADA PARA ALÉM DA QUANTIFICAÇÃO INTERSECÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE METODOLOGIAS PARECERISTAS PEDAGÓGICAS DA LDB E VYGOTSKY

Code: 240616982
Downloads
1
Views
98
Compartilhe
Título

AVALIAÇÃO CONTINUADA PARA ALÉM DA QUANTIFICAÇÃO INTERSECÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE METODOLOGIAS PARECERISTAS PEDAGÓGICAS DA LDB E VYGOTSKY

Autores:
  • Carlos José Viana Junior

  • Bruna Carla Leite Viana

  • Ellen Cristina De Morais Costa

DOI
  • DOI
  • 10.37885/240616982
    Publicado em

    30/10/2024

    Páginas

    36-56

    Capítulo

    3

    Resumo

    Objetivo: Esta pesquisa situa-se na vanguarda dos estudos pedagógicos, empreendendo uma análise criteriosa das teorizações de Lev Vygotsky confrontadas com os mandatos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) do Brasil. Sob um prisma qualitativo, propõe-se a desvelar as congruências e discrepâncias entre o arcabouço teórico vygotskyano e as diretrizes curriculares vigentes, com especial ênfase na dimensão avaliativa. O escopo deste trabalho concentra-se em elucidar a capacidade de integração ou os eventuais desencontros entre essas correntes de pensamento, visando a consolidação de um modelo de avaliação que privilegie a profundidade analítica em detrimento da mera quantificação. Metodologia: A abordagem metodológica adotada distingue-se pela análise hermenêutica dos escritos basilares de Vygotsky, destacando-se os conceitos de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) e a perspectiva sociocultural sobre o desenvolvimento cognitivo. Este exame é confrontado com as normativas avaliativas estipuladas pela LDB, objetivando-se a identificação de pontos de interseção e divergência que possam orientar a prática avaliativa para fundamentos qualitativos. Resultados: Os achados desta investigação esboçarão um panorama analítico refinado, esclarecendo em que medida as estratégias avaliativas delineadas pela LDB encontram eco ou desviam-se das premissas vygotskyanas. Conclusão: O intento é contribuir para o aprimoramento da retórica educacional, sublinhando a necessidade de estratégias avaliativas que enfatizem a dimensão qualitativa da aprendizagem. Isso alinha-se à premissa de Vygotsky de que a educação constitui-se em um processo interativo, que estimula o desenvolvimento cognitivo e sociocultural dos educandos, assinalando a relevância de uma mediação pedagógica que transcenda os limites da avaliação quantitativa.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    dialética sujeito-sociedade; estratégias avaliativas qualitativas; inovação pedagógica; Psicologia Histórico-Cultural (PHC); Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX