ATRIBUTOS MICROBIOLÓGICOS DO SOLO SOB SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA AMAZÔNIA MERIDIONAL – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Code: 240717233
Downloads
2
Views
193
Compartilhe
Título

ATRIBUTOS MICROBIOLÓGICOS DO SOLO SOB SISTEMAS DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NA AMAZÔNIA MERIDIONAL – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores:
  • Carolina Hortêncio Malheiros

  • Ana Carla Stieven

  • Willian Mesquita Mendes Mendes

  • Waldinei Do Prado Lacerda

  • Kuang Hongyu

  • Daniela Tiago Da Silva Campos

DOI
  • DOI
  • 10.37885/240717233
    Publicado em

    30/10/2024

    Páginas

    26-41

    Capítulo

    2

    Resumo

    Sistemas de manejo do solo considerados conservacionistas, têm se apresentado como a principal alternativa viável para assegurar a sustentabilidade do uso agrícola do solo. A integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) ganha destaque como potencial estratégia de produção agropecuária sustentável, melhorando a qualidade química, física e biológica. Visando avaliar sistemas que corroboram com a sustentabilidade do ambiente buscou-se como o presente estudo quantificar atributos microbiológicos do solo em diferentes sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF), a fim de avaliar os benefícios que os sistemas iLPF podem proporcionar ao solo e a ciclagem de nutrientes, em uma fazenda localizada na Amazônia Meridional, no Município de Nova Canaã do Norte, Mato Grosso. Em busca de sistemas conservacionistas foram selecionados neste estudo seis iLPF com configurações em linha simples, dupla e tripla, compostas pelas espécies florestais eucalipto (Eucalyptus urograndis) e paricá (Schizolobium amazonicum), como áreas controles adotou-se uma mata nativa e uma rotação soja/pastagem. Primeiramente, foram feitas análises de carbono e nitrogênio da biomassa microbiana, respiração basal, quociente metabólico, atividade da enzima urease e número mais provável de Nitrobacter, Nitrosomonas e Azospirillum. Em um segundo momento adotou-se ferramentas moleculares (PCR em Tempo Real), visando acessar o número de cópias dos genes 16S rDNA de bactérias e arqueas e 18S rDNA de fungos nos sistemas avaliados. Os dados obtidos foram submetidos a uma análise de variância multivariada (MANOVA) denominada análise discriminante canônica (ADC) e uma análise de agrupamento com distancia euclidiana. O efeito conjunto dos teores das variáveis físico-químicas do solo pela ADC mostrou uma variação significativa entre mata nativa e os demais sistemas iLPF e rotação soja/pastagem. O efeito conjunto dos atributos microbiológicos do solo demonstrou variação entre eucalipto simples e os demais sistemas, contudo a ADC não foi capaz de apresentar diferenças significativas entre os demais sistemas iLPF e rotação soja/pastagem e mata nativa. Os atributos microbiológicos demonstram grande sensibilidade em detectar alterações entre os sistemas iLPF, mata nativa e rotação soja/pastagem. A vegetação afeta diretamente a composição da comunidade microbiana ficando evidente pela diferença significativa entre as espécies florestais nos sistemas iLPF, onde observa-se uma diferença no número de cópias dos genes de bactérias, arqueas e fungos. A abundância de bactérias, arqueas e fungos apresentaram variação dentro dos sistemas avaliados. A espécie florestal e a configuração em linhas influenciam diretamente a estrutura e composição da comunidade microbiana, sendo os sistemas iLPF compostos por eucalipto os mais estáveis e promissores em área de transição Cerrado-Amazônia para serem utilizados em sistemas iLPF.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    sustentabilidade; microrganismos do solo; manejo do solo; carbono da biomassa microbiana; análise discriminante canônica; pcr em tempo real.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    PlumX