ATENDIMENTO MÉDICO EM LIBRAS NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE: UMA PROPOSTA BASEADA NA ACESSIBILIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO E ÍNDICE DE VULNERABILIDADE DE SAÚDE



ATENDIMENTO MÉDICO EM LIBRAS NO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE: UMA PROPOSTA BASEADA NA ACESSIBILIDADE DO TRANSPORTE PÚBLICO E ÍNDICE DE VULNERABILIDADE DE SAÚDE
Jenifer De Melo Gonzaga
Isabel Cristina Campolina Miranda
Rafaela Alves de Carvalho
Giulia Costa Gomes
Vinicius Arantes De Paiva Freitas
Sarah Jeniffer Da Silva Jamar
George Fernandes Soares Monteiro
Sirley Alves de Carvalho

30/09/2022
45-61
4
Objetivo: apresentar uma proposta de implantação do atendimento médico em Libras na cidade de Belo Horizonte nos Centros de Especialidades Médicas (CEM) por meio de ferramentas de análise espacial e geoprocessamento. Métodos: O número de surdos residentes em Belo Horizonte é de 5.543 pessoas e a frequência de demanda por atendimento médico, considerada na população de surdos, foi de 1,5 vezes ao ano. Considerando que as consultas médicas duram em torno de 20 minutos e a jornada de trabalho é de 6 horas diárias, seriam necessários dois médicos fluentes em Libras para atender esses pacientes ao longo do ano. Os parâmetros adotados para a escolha de dois CEMs para os Surdos foram: acessibilidade ao transporte público (raio de 1 km) e índice de vulnerabilidade à saúde (IVS) na cidade de Belo Horizonte, realizado por meio de georreferenciamento. Resultados: Após a definição do número total de linhas de ônibus ou estação de metrô em torno de cada CEM, foi atribuído um peso de 0,05 a cada linha de ônibus. Para o índice de vulnerabilidade em saúde, foi utilizada a camada vetorial IVS disponível no site da cidade. Os CEMs selecionados para implantação dos médicos usuários da Libras foram o Centro Sul e Venda Nova, pois a associação entre vulnerabilidade e índice de acessibilidade atribuiu maior pontuação a esses centros. Conclusão: A implantação do atendimento médico em Libras pode garantir o sigilo médico, facilitar a comunicação e contribuir para maior satisfação com o atendimento prestado.
Ler mais...Acesso aos Serviços de Saúde, Barreiras de comunicação, Deficiência auditiva, Língua de sinais, Vulnerabilidade em saúde.
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO BRASIL: AVANÇOS, RETROCESSOS E PRÁTICAS EM PESQUISA - VOLUME 2
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.