AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM DIÁLOGO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA: O CONTRIBUTO DO KAHOOT NO ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO.



AS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM DIÁLOGO COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA: O CONTRIBUTO DO KAHOOT NO ENSINO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS BRASILEIRO.
Antonia Livia Silva Da Silva
Thayla Arcangela Moraes Ferreira
Henrique Lobo Souza
Maria Sebastiana Da Silva Costa
Carlos Alberto Correia

28/08/2024
113-136
7
Este artigo tem como objetivo averiguar se a plataforma digital de aprendizagem - Kahoot - se configura como uma estratégia metodológica eficaz para o ensino-aprendizagem da variação linguística do português brasileiro. Para tanto, adotamos um percurso metodológico que incluiu um levantamento bibliográfico seguido de uma pesquisa de campo na Escola de Ensino Fundamental Raimundo Sampaio, no município de Tomé-Açu, Estado do Pará. No que diz respeito ao referencial teórico, baseamo-nos epistemologicamente nos contributos de Alves (2015), Bagno (2007), Bastos (1998), Bortoni-Ricardo (2005), Fardo (2013), Freire (2001), Gomes (2001), Hudson (1984) Labov (2008) Moran (2013). Nesse sentido, foi possível constatar a eficiência da ferramenta para o ensino da variação e mudança linguística no ensino básico, o que evidencia também o quanto as plataformas de aprendizagem digital e a internet têm se tornado grandes aliadas na construção de uma educação marcada pela era digital, em que a aprendizagem passa a ser vista como um jogo, na qual, a cada rodada o aluno se torna detentor do conhecimento e, por sua vez, mais crítico e capaz de viver sem sociedade.
Ler mais...plataformas digitais; kahoot; variação linguística e ensino.
AMAZÔNIA: TÓPICOS ATUAIS EM AMBIENTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO - VOLUME 5
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.