APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE MAFRA, SC, BRASIL



APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE MAFRA, SC, BRASIL
Alessandra Aparecida Pires
Caroline Kugeratski Carneiro
Daniel Rogério Petreça
Milena Dos Anjos

29/12/2022
55-66
5
Índices satisfatórios de aptidão cardiorrespiratória, de força/resistência muscular, flexibilidade, assim como níveis adequados de composição corporal, estão diretamente associados com um menor risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não-transmissíveis. Assim o objetivo deste estudo foi verificar e relacionar o perfil de componentes da aptidão física relacionada à saúde (AFRS) de acordo com sexo e idade em uma amostra probabilística de escolares do ensino fundamental do município de Mafra, SC, Brasil. A amostra foi composta por 1755 escolares pertencentes à 12 unidades escolares. Como critérios para inclusão na amostra foram definidos: ter idade entre 6 e 14 anos, estar devidamente matriculado na Rede Municipal de Educação de Mafra; estar presentes na aula de educação física na semana da coleta de dados. Foram aplicados testes antropométricos a fim de verificar parâmetros de composição corporal. Foram mensurados massa corporal e estatura e após foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) (massa corporal/estatura ao quadrado). O IMC foi avaliado pelos pontos de corte propostos pela Organização Mundial da Saúde. Para os testes de aptidão cardiorrespiratório (AERO), flexibilidade (FLEX) e resistência de força abdominal (ABD) foram utilizados os propostos pelo Projeto Esporte Brasil (PROESP-BR, 2016). Foi realizado análise descritiva e inferencial nos dados. Da amostra obtida, 52,8% (n=927) do sexo masculino e 47,1% (n=828) do sexo feminino. A média de idade obtida foi de 10,10 (DP=2,39) anos. Foi possível verificar no teste AERO que a maioria se encontra (66%) em classificação “razoável e fraco” e no ABD na “zona saudável” (57%). No teste FLEX 80% encontram-se na “zona saudável” e no IMC foi verificado que 41% estão com “excesso de peso” e “obesidade”. Nesse trabalho foi possível identificar o perfil de aptidão física relacionada à saúde dos escolares da Rede Municipal da Educação de Mafra, SC. Os resultados demonstram valores altos com relação ao IMC, o que direciona a atenção para obesidade. Ainda, a aptidão cardiorrespiratória ficou muito abaixo da média na maioria dos escolares. Esses dados são fundamentais para o monitoramento dos escolares a fim de subsidiar possíveis implementações de programas de promoção, prevenção e atenção à saúde baseadas em evidências regionais. Esse controle consequentemente pode melhorar a efetividade das ações desenvolvidas além de subsidiar a melhora das aulas de educação física e da saúde.
Ler mais...Escolares, Aptidão Física Relacionada à saúde, Obesidade, Flexibilidade, Cardiorrespiratório, Resistência de força.
EDUCAÇÃO, TRABALHO E SAÚDE: CAMINHOS E POSSIBILIDADES EM TEMPOS DE PANDEMIA - VOLUME 3
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.