APLICAÇÃO DA LÓGICA FUZZY NA QUANTIFICAÇÃO DA PROBABILIDADE DE EMISSÃO DE ENERGIA DE IGNIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS INSTALADOS EM ÁREAS CLASSIFICADAS NAS PLATAFORMAS DE PERFURAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO.



APLICAÇÃO DA LÓGICA FUZZY NA QUANTIFICAÇÃO DA PROBABILIDADE DE EMISSÃO DE ENERGIA DE IGNIÇÃO DOS EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS INSTALADOS EM ÁREAS CLASSIFICADAS NAS PLATAFORMAS DE PERFURAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO.
Rafael Augusto Delgado Silvestre
Carlos Frederico De Oliveira Barros

16/06/2020
68-79
6
O objetivo deste artigo é apresentar uma metodologia de confiabilidade fuzzy com a finalidade de quantificar a probabilidade de emissão de energia de ignição dos equipamentos elétricos comumente instalados em áreas classificadas nas plataformas de perfuração offshore na indústria do petróleo. Nesta pesquisa, a lógica fuzzy proveu um método de traduzir expressões verbais, vagas, qualitativas e imprecisas, comuns na comunicação humana, em uma representação formal, estruturada e lógica do conhecimento implícito na avaliação de especialistas sobre situações potenciais de emissão de energia de ignição causadas por equipamentos elétricos desconformes às normas técnicas.O objetivo geral da pesquisa foi atingido, visto que a utilização da metodologia contribui na quantificação da probabilidade de emissão de energia de ignição e permite que gestores e equipe de manutenção priorizem os equipamentos desconformes com maior probabilidade de ignizar uma atmosfera explosiva.
Ler mais...atmosferas, explosivas, lógica, fuzzy, probabilidade, de, ignição
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.