ANÁLISE ESTOCÁSTICA E PROJETO PROBABILÍSTICO EM GEOTECNIA



ANÁLISE ESTOCÁSTICA E PROJETO PROBABILÍSTICO EM GEOTECNIA
Armando Martínez Rodriguez
Gilberto Quevedo Sotolongo
Santiago. Daniel Hernandez Piloto Ramos

28/04/2021
445-459
30
Neste capítulo pretendemos apresentar, com base nos estudos de doutorado desenvolvidos na Universidad Central Marta Abreu de las Villas-Cuba, uma metodologia para realizar o processo de modelação estocástica para o cálculo da capacidade de carga de uma sapata corrida, apoiada sobre um terreno puramente coesivo. A modelagem citada é baseada na aplicação do Método de Simulação de Monte Carlo, com o qual são obtidos resultados muito mais eficientes do que os obtidos por modelos deterministas. Os resultados obtidos servirão de base à aplicação de um método de dimensionamento de natureza probabilística, especificamente a teoria da segurança, que parte de uma caracterização estatística de cada uma das variáveis que incidem no problema, neste caso, consideradas como aleatórias, e define como resultado final, um certo nível de segurança para a estrutura, cujo valor será o mais próximo possível da segurança exigida no projeto pelo primeiro estado limite ou estado limite de estabilidade, equivalente a 0,98. Desta forma, o ponto de projeto da estrutura é estabelecido de acordo com a condição de desenho por segurança.
Ler mais...Modelagem Estocástica; Capacidade de Carga; Simulação de Monte Carlo; Projeto Probabilístico; Teoria da Segurança
A CONSTRUÇÃO CIVIL: EM UMA PERSPECTIVA ECONÔMICA, AMBIENTAL E SOCIAL
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.