ANÁLISE DOS PADRÕES ESPAÇO-TEMPORAIS DE VALIDAÇÃO EM SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO UMA ABORDAGEM BASEADA EM MINERAÇÃO DE DADOS



ANÁLISE DOS PADRÕES ESPAÇO-TEMPORAIS DE VALIDAÇÃO EM SISTEMAS DE TRANSPORTE PÚBLICO UMA ABORDAGEM BASEADA EM MINERAÇÃO DE DADOS
Kaio Gefferson De Almeida Mesquita
Daniel Martins Carneiro
Kleberson Leandro Rocha
Gabriel Amorim Rabelo Nobre

30/11/2024
31-49
3
A compreensão dos padrões espaço-temporais presentes no comportamento dos usuários de um sistema de transporte público é fundamental a um planejamento mais assertivo acerca das necessidades da população. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo diagnosticar os padrões de deslocamentos temporal e espacial dos usuários da rede transporte público de Fortaleza, o mesmo configurado como aberto, tap-on e tronco-alimentado, apoiando-se em dados gerados previamente à pandemia. Para tal, foram utilizados dados de validações de novembro de 2018. Como método de diagnóstico dos padrões, foram utilizados principalmente modelos de Machine Learning e Statistical Learning, numa abordagem baseada em Data Mining. Como resultados, foi possível observar que as primeiras validações diárias dos usuários possuem um maior percentual de padrão tanto espacial quanto espaço-temporal quando comparadas às últimas validações diárias. Além de que dificilmente os usuários apresentam padrão espacial e temporal simultaneamente, sendo necessário uma atenção individual para ambos padrões.
Ler mais...transporte público; padrão espaço-temporal; mineração de dados; sistema da informação; aprendizado de máquina.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.