ANÁLISE DA EDUCAÇÃO NA REDUÇÃO DOS INDICADORES DE INFECÇÃO PRIMÁRIA RELACIONADA A CATETER VENOSO CENTRAL
ANÁLISE DA EDUCAÇÃO NA REDUÇÃO DOS INDICADORES DE INFECÇÃO PRIMÁRIA RELACIONADA A CATETER VENOSO CENTRAL
Joseane Stahl Silveira
30/05/2023
11-27
1
As infecções hospitalares constituem grave problema de saúde públicamundial, por isso, o objetivo dessa pesquisa foi o de verificar de que forma a EducaçãoPermanente em Saúde pode contribuir para a diminuição dos indicadores de infecçãoprimária relacionada ao cateter venoso central em um hospital público e universitário,da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A partir da coleta de dados referentes aosindicadores de infecção primária relacionada ao cateter venoso central e às ações deeducação com o mesmo tema, de informações constando nos Relatórios de Indicadoresde Infecção Hospitalar, dos Relatórios de Gestão e Administração e das Querys (bancode dados) de capacitação, relativas aos anos de 2014 a 2017. Os resultados mostram queo indicador de infecção primária apresentou redução de 4,21 para 3,0 infecções por1000 procedimentos-dia de 2014 a 2017. Acerca das ações educativas relacionadas aoemprego de cateter venoso central nos mesmos anos, em 2017 houve um aumento nascapacitações realizadas, mas principalmente no número de participantes e participaçõesnas atividades (quatro vezes mais). Além de um público alvo mais abrangente, onde aenfermagem representou 38% dos profissionais capacitados, seguida pelos médicos com31% e pelos técnicos em enfermagem, com 25% de participação. As capacitaçõesrealizadas, juntamente com as outras ações, auxiliaram na redução dos indicadores deinfecção por cateter venoso central.
Ler mais...Educação em Saúde, Infecção Hospitalar, Administração Pública, Processo de Trabalho em Saúde, Capacitação em Serviço.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: DESAFIOS E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS EM PESQUISA
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.