A TRANSFORMAÇÃO DO MESMO EM NOVO: O COTIDIANO DO ASSISTENTE SOCIAL EM TEMPOS DE DESMONTE, NA REALIDADE DE UM DOS CAPS DE FORTALEZA-CE.



A TRANSFORMAÇÃO DO MESMO EM NOVO: O COTIDIANO DO ASSISTENTE SOCIAL EM TEMPOS DE DESMONTE, NA REALIDADE DE UM DOS CAPS DE FORTALEZA-CE.
Jade Muniz Araújo
Marcele Moura Gadelha Souza

17/11/2020
168-179
13
O presente artigo pretende apresentar a ação cotidiana dos Assistentes Sociais nocampo da Saúde Mental, mais especificamente no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS,inserido em um contexto de desmonte das políticas de saúde mental. Partindo da conceituaçãode cotidiano e seguindo com uma contextualização histórica quanto a Reforma Psiquiátrica esuas similitudes com o processo de Reconceituação do Serviço Social. O artigo tem comobase o contexto de um dos CAPS Gerais situados na cidade de Fortaleza - CE, levando emconsideração as especificidades da ação profissional do mesmo e destacando os desafiosenfrentados pelo serviço, advindos do já referido desmonte, sobre isso o artigo o contextualizaem âmbito nacional e, logo em seguida, em âmbito municipal. Pretende-se mostrar, atravésdeste, a vida cotidiana dos Assistentes Sociais inseridos nesse campo, ressaltando suas açõesprofissionais a fim de atender as demandas dos usuário.
Ler mais...CAPS; Serviço Social; desmonte da saúde mental.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.