A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ‘OUTRA INFÂNCIA’: A INFÂNCIA ESPECÍFICA E DIFERENCIADA NA HISTORIOGRAFIA SOCIAL



A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ‘OUTRA INFÂNCIA’: A INFÂNCIA ESPECÍFICA E DIFERENCIADA NA HISTORIOGRAFIA SOCIAL
Ernesto Martins

30/05/2024
48-71
3
Abordamos as conceções, representações e enfoques sobre as ‘Outras infâncias’ no tempo histórico do séc. XIX-XX, que se diferenciavam da dita infância normal (desviação social) ou da normalização imposta pela sociedade da época Analisaremos as conexões socio-históricas com essas infâncias específicas/diferenciadas’, relacionando as suas situações, comportamentos e condições socioeducativas e familiares com o aparecimento de reformas/políticas sociais e dispositivos de proteção, prevenção e institucionalização. Contextualizamos essas infâncias na História Social da Educação, recorrendo à interpretação hermenêutica da documentação pesquisada/utilizada, de teor antropológico, epistemológico e histórico-educativo. O estudo dá um contributo historiográfico, em especial sobre aquela infância esquecida pelos historiadores e que circulou à margem da sociedade e retratada no seu contexto socio-histórico. Essas infâncias eram submetidas a medidas e a modelos de intervenção, especialmente a reclusão em internatos assistenciais e educativos ou em reformatórios, onde recebiam formação e aprendiam um ofício.
Ler mais...Outra infância, crianças diferenciadas, representação social, institucionalização, história social da infância.
A MULTIDISCIPLINARIDADE EM FOCO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO - VOLUME 1
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.