A PISCICULTURA COMO FONTE DE PROTEÍNA DO FUTURO: UMA REVISÃO NARRATIVA



A PISCICULTURA COMO FONTE DE PROTEÍNA DO FUTURO: UMA REVISÃO NARRATIVA
Marice Luiza Guedes Barroso
Pedro Alves Ribeiro Reis
David Augusto Dos Santos Oliveira
Renata Reis Bernet
Daniela Chemim De Melo Hoyos

30/08/2024
26-45
2
Neste capítulo, o objetivo é discutir sobre a aquicultura, abordando aspectos zootécnicos como melhoramento genético, sustentabilidade e valor nutricional, além de avaliar o impacto socioeconômico gerado e explorar as perspectivas futuras para o setor. O desenvolvimento dessa revisão narrativa foi realizada a partir de pesquisas eletrônicas de artigos, revisões, resumos e publicações em periódicos, usando a base de dados do Google Acadêmico. A crescente demanda global por proteínas de origem animal, impulsionada tanto pelo aumento populacional quanto pelo interesse em alimentos saudáveis, tem destacado a aquicultura como alternativa essencial para atender a essas demandas. O Brasil, com sua vasta extensão territorial acrescido da abundância em recursos hídricos, está entre os maiores produtores de pescado, ocupando ainda a terceira posição mundial na produção de ração animal. Com base nessas condições favoráveis, as perspectivas de crescimento do setor de piscicultura no Brasil são sólidas e promissoras, esse segmento tem o potencial de se consolidar como uma fonte vital de proteína de origem animal, atendendo tanto ao mercado interno quanto à demanda global por alimentos sustentáveis e economicamente viáveis.
Ler mais...indústria da aquicultura; aspectos zootécnicos; piscicultura intensiva; processamento de pescado; tecnologias de produção.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.