A GROUNDED THEORY NOS ESTUDOS EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: ENTRE APLURALIDADE DAS VERTENTES, USOS INDEVIDOS E ENTENDIMENTOS EQUIVOCADOS?



A GROUNDED THEORY NOS ESTUDOS EM ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL: ENTRE APLURALIDADE DAS VERTENTES, USOS INDEVIDOS E ENTENDIMENTOS EQUIVOCADOS?
Marcelo de Rezende Pinto
Rodrigo Cassimiro de Freitas
Caio Alexandre Flores Mendes

30/11/2024
9-31
1
Este trabalho tem por objetivo apresentar resultados de uma análise bibliométrica dos artigos que citaram a grounded theory em um dos principais veículos de divulgação da produção acadêmica em administração no Brasil: os anais do Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração entre os anos de 1997 e 2014. Complementarmente, buscou-se conduzir uma análise crítica dos 54 artigos encontrados. Os resultados parecem indicar que a grounded theory nos estudos em administração no Brasil transita, de forma geral, em vias caracterizadas pela pluralidade das vertentes, usos indevidos, abordagens superficiais e entendimentos equivocados.
Ler mais...Bibliometria, Métodos qualitativos, Grounded Theory
TECNOLOGIAS E METODOLOGIAS ATIVAS: A INTERDISCIPLINARIDADE TECNOLÓGICA EM PESQUISA - VOLUME 5
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.