A EXPERIMENTAÇÃO E A EFETIVIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SANEAMENTO POR MEIO DO CONSÓRCIO REGIONAL DE SANEAMENTO DO SUL DO PIAUÍ (CORESA SUL DO PI)



A EXPERIMENTAÇÃO E A EFETIVIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE SANEAMENTO POR MEIO DO CONSÓRCIO REGIONAL DE SANEAMENTO DO SUL DO PIAUÍ (CORESA SUL DO PI)
Joao Soares da Silva Filho
Jaíra Maria Alcobaça Gomes

17/11/2020
90-106
7
A política de saneamento dos anos 2000 estimulou a associação dos entes federados à oferta do serviço em várias modalidades. Abordou-se o consorciamento no sul do Piauí, instituído em 2005, observando a sua concepção, desenho e implementação. Por hipótese, o Consórcio tem modelo top-down, em uma estratégia federal de modernização, sem a efetividade pretendida. Realizou-se levantamento bibliográfico sobre saneamento, associação interfederativa e elementos de análise de política pública de Howlett, Ramesh e Perl (2013). A pesquisa documental incluiu portais do Governo Federal e documentos do Consórcio. Constatou-se limitações de articulação, capacidade agregativa; assimetria de forças e o descrédito de gestores e população.
Ler mais...Associação interfederativa. Consórcios públicos. Saneamento básico. Políticas de saneamento. Análise de política.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.