A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA E O CUIDADO DO IDOSO COM HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS



A ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA E O CUIDADO DO IDOSO COM HIPERTENSÃO ARTERIAL E DIABETES MELLITUS
Marilza Oliveira Dos Santos Andrade
Luciana Carrupt Machado Sogame

30/06/2023
22-35
2
A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como proposta acompanhar a população idosa que é mais suscetível para desenvolver Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), sendo as mais prevalentes: Hipertensão Arterial (HA) e o Diabetes Mellitus (DM). Após uma revisão narrativa, a pesquisa apresenta breve histórico sobre a implantação da ESF e a discussão sobre os aspectos do cuidado do idoso com HA e o DM, com destaque para o Programa HIPERDIA. Demonstra que estes agravos à saúde podem ser evitados e controlados, quando acompanhados de forma efetiva na atenção básica. Portanto, pode-se concluir que a ESF, por meio do Programa HIPERDIA, realizado por uma equipe multiprofissional, contribui para a ação preventiva e de promoção à saúde, trata precocemente as possíveis complicações, coordena o cuidado integral e contínuo, proporcionando melhoria na qualidade de vida e a garantia do direito ao bem-estar social da população idosa.
Ler mais...Estratégia saúde da família, Idoso, Doenças crônicas não transmissíveis, Hipertensão arterial, Diabetes mellitus.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITO, ESTRATÉGIA E PREVENÇÃO EM PESQUISA
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.