A ARTE DE PARTEJAR: CONHECENDO A HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PARTEIRA TRADICIONAL



A ARTE DE PARTEJAR: CONHECENDO A HISTÓRIA DE VIDA DE UMA PARTEIRA TRADICIONAL
Greici Capellari Fabrizzio
Eleine Maestri
Catiele Raquel Schmidt
Priscila Juceli Romanoski
Michelle Mariah Malkiewiez
Cecilia Biasibetti Soster
Edna Ribeiro De Jesus
Juliana Martins Ferreira
Marinalda Boneli Da Silva
Joice Moreira Schmalfuss

30/11/2024
9-21
1
Objetivo: descrever a arte de partejar relatada por uma parteira tradicional. Métodos: pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade história oral temática, realizada com uma parteira tradicional que atuou nas décadas de 1940 a 1970 em um município localizado no norte do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados mediante entrevistas abertas realizadas em outubro de 2014, e submetidos à análise de conteúdo temática. Diário de campo foi utilizado para registros de dados, descrição das observações, experiências e sentimentos advindos de cada encontro. O estudo foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: foram destacadas 32 unidades de registro, as quais foram organizadas em duas categorias intermediárias, sendo elas: ofício de partejar e ensinar. Por último, emergiu o tema a arte de partejar. Conclusão: descrever a arte de partejar permitiu observar como era a atuação da parteira no atendimento ao ciclo grávido puerperal e as representações da profissão.
Ler mais...parteira leiga, parto domiciliar, parto humanizado, assistência tradicional ao nascimento, enfermagem obstétrica.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.