CHAMADA ABERTA PARA CAPÍTULO DE LIVRO
TRIBO E ESPAÇO DE MONTANHA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: APRENDIZAGEM COM A COMUNIDADE E COM A NATUREZA



TRIBO E ESPAÇO DE MONTANHA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: APRENDIZAGEM COM A COMUNIDADE E COM A NATUREZA
1
R$ 248,00
Envie o seu artigo ou revisão para publicação no formato de capítulo de livro com:
- ISBN
- DOI individual por capítulo
- Avaliação e revisão orientada
- Estimativa Qualis Livro L1/L2 (elevada qualidade)
- Reembolso garantido para trabalhos não aceitos
- Carta de aceite
- Certificado de publicação
- Página de divulgação do capítulo

Acesso Aberto: download e acesso direto para a página do livro e do capítulo.
Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Portugal
Partindo do conhecimento das Ciências da Educação e da Psicologia sabemos da relevância da atividade fora do espaço da sala de aula e, até, da Escola. As saídas à rua, à comunidade e à natureza, contribuem para o desenvolvimento intelectual, mas também físico e emocional, não devendo, por maioria de razões, serem descuradas.
Desde o nascimento, a criança move-se, descobre, sente, experimenta e vive com outros, de modo que as suas experiências no mundo estão em crescendo.
A partir dos três anos, a criança está preparada para um desenvolvimento motor da cabeça aos pés, de dentro para fora e do simples ao complexo. O ser humano não nasce com o seu aparelho motor totalmente desenvolvido nem possui a totalidade das suas capacidades. Basta pensarmos que nascemos sem duas capacidades motoras que nos são características e que são adquiridas ao longo dos anos: agarrar objetos com as mãos e andar de forma bípede.
A Psicologia tem vindo a demonstrar que o contacto com a natureza é essencial, contribuindo para o desenvolvimento pleno da criança em diversos âmbitos que incluem o aspeto físico e que vão mais além.
Para além do contacto com a natureza, sair à rua possibilita uma relação com a comunidade, tão importante para o desenvolvimento humano. Afinal, como têm afirmado diversos autores, pelo menos desde Aristóteles, o Homem é um animal social.
Atualmente, graças à evolução tecnológica, sabemos muito mais acerca do funcionamento do cérebro humano. Desde o final do século XX, as ciências que o estudam, que aglutinaremos dentro da expressão «neurociências», conhecem aprofundadamente o funcionamento do cérebro humano. Também a partir das neurociências é possível fundamentar a importância do sair à rua, à natureza e à comunidade, sobretudo com as crianças mais jovens.
Para o equilíbrio do ser humano é fundamental “a tribo e o espaço na montanha”, ou seja, a família e a comunidade (tribo) e a natureza (espaço na montanha).
Por outro lado, a natureza ensina-nos o respeito e a valorização da diversidade. Na natureza, não há discriminação por género ou por capacidade: ela acolhe a todos por igual. Também nesta dimensão, a natureza é uma grande oportunidade de aprendizagem.
A saída à comunidade também ajuda a criança a construir a convicção de que não somos assim tão diferentes dos outros irmãos humanos que habitam esta casa comum que é o planeta Terra.
Sair à rua, à natureza e à comunidade são uma grande escola, uma fonte de saúde sem contraindicações.
Áreas do conhecimento:
- Educação
- Psicopedagogia
Áreas temáticas:
- Orientação da Aprendizagem
- Inteligência Emocional
- Desenvolvimento da Cidadania
Aceitamos diversos tipos de artigos para publicação no formato de capítulo de livro, incluindo textos de seção livre. Acesse a página de normas e consulte a estrutura e os limites específicos para o tipo de artigo que deseja submeter.
“Trabalhos já apresentados em eventos ou publicados em revistas devem ser devidamente normalizados e possuir Licença Creative Commons (CC) ou autorização para republicação no formato de capítulo, permitindo a correta atribuição dos créditos à primeira publicação na revista ou evento. Certifique-se de anexar o PDF da publicação original para que possamos garantir o devido crédito ao respectivo evento ou revista.”
Finalizou e formatou corretamente o seu trabalho? Clique abaixo para enviá-lo.
Os capítulos disponíveis são limitados, e a chamada poderá ser encerrada antes do prazo estipulado. Caso seu texto ainda não esteja pronto, recomendamos reservar seu capítulo para garantir sua vaga.
Quer saber como funciona?
Submeta o seu artigo ou revisão, inédito ou já apresentado em anais e/ou congressos, para ser publicado agora no formato de Capítulo Livro . O livro será publicado no formato E-Book (Livro Digital) com registro ISBN (International Standard Book), Ficha Catalográfica , Conselho Editorial, Índice Remissivo e todos os requerimentos necessários para obtenção de uma maior avaliação Qualis Livro.
O seu trabalho será revisado e orientado pelos organizadores do livro (professores, mestres e/ou doutores das mais diversas áreas do conhecimento).
Após o aceite, o seu trabalho será publicado na data agendada com um DOI individual e um Certificado de Publicação .
E ainda, antes da publicação você receberá a Carta de Aceite .
Quais são as vantagens?
Publicar um artigo ou revisão no formato de Capítulo de Livro é a melhor opção para qualificar o seu currículo acadêmico e obter maiores pontuações em seleções para mestrado, doutorado, seletivo para cargos de docências e até mesmo diferencial para concursos em cargos de instituições privadas. Com um DOI individual, a publicação poderá ser adicionada ao seu Lattes, o que irá garantir a originalidade da publicação.
As Atividades Complementares * se apresentam como práticas acadêmicas obrigatórias para todo aluno, não permitem dispensa e podem ser desenvolvidas sob múltiplas formas e inclusive com a publicação de artigos em formato de capítulo em livros que sejam coordenados por um professor e/ou Conselho Editorial.
* Verifique o manual de orientações da sua IES.Algumas IES * podem escolher adaptar seu currículo, exigindo a produção de algum outro tipo de trabalho final. Por exemplo: o TCC pode ser substituído pela elaboração de um artigo publicado no formato de Capítulo de Livro, ou até mesmo um Livro Digital, desde que as atividades sejam coordenadas por professores ou com certificação de revisão por pares.
* Consulte as regras da sua IES.