CHAMADA ABERTA PARA CAPÍTULO DE LIVRO

METAMORFOSES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INOVAÇÕES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO

Code: 998-1484
compartilhe com seus colegas
Status
Chamada Aberta
Livro

METAMORFOSES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: INOVAÇÕES EM CURSOS DE GRADUAÇÃO

Volume

1

Submissão até:
05/01/2025
Publicação em:
30/01/2026
Taxa de Publicação de Artigo (APC)

R$ 249,00

Envie o seu artigo ou revisão para publicação no formato de capítulo de livro com:

  • ISBN
  • DOI individual por capítulo
  • Avaliação e revisão orientada
  • Estimativa Qualis Livro L1/L2 (elevada qualidade)
  • Reembolso garantido para trabalhos não aceitos
  • Carta de aceite
  • Certificado de publicação
  • Página de divulgação do capítulo
Formato de distribuição

Acesso Aberto: download e acesso direto para a página do livro e do capítulo.

Organizadores:
Ementa:

A Educação Superior, composta pela graduação e pós-graduação, cumpre funções fundamentais de formação acadêmica e profissional, produção e disseminação do conhecimento, além de contribuir para o desenvolvimento social e econômico.

Especificamente no nível de graduação, busca capacitar indivíduos com conhecimentos, competências, habilidades e atitudes necessárias para atuarem em suas áreas de interesse, no exercício de diversas profissões ou ocupações nos mais variados setores da economia, e/ou prosseguirem estudos em programas de pós-graduação.

O Brasil possui aproximadamente 10 milhões de matrículas, 46 mil cursos de graduação e cerca de 2.600 Instituições de Educação Superior, majoritariamente privadas. Esse cenário é caracterizado por uma predominância de cursos clássicos e consolidados — muitos ofertados há mais de um século. Também é marcado por um certo grau de inflexibilidade, alta regulação e processos complexos de avaliação, o que dificulta ou até inibe a criação de novos cursos que atendam a demandas emergentes, pontuais ou ainda desconhecidas.

No entanto, observa-se um movimento crescente e significativo de criação de cursos com propostas inovadoras, marcadas pela ousadia e pela ruptura de paradigmas tradicionais. Nesse contexto, convidamos a comunidade acadêmica a contribuir com a autoria de capítulos para a obra “Metamorfoses da Educação Superior: Inovações em Cursos de Graduação”.

 

A coletânea busca reunir capítulos no formato de relatos de experiência de: gestores institucionais, coordenadores de curso, membros dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), membros de colegiados, docentes, técnicos pedagógicos e administrativos envolvidos com as transformações nos cursos de graduação brasileiros, especialmente nas duas últimas décadas.

 

Serão privilegiados capítulos que abordem a criação, implementação e consolidação de cursos marcados pelo ineditismo, interdisciplinaridade, criatividade e/ou inovação, tais como:

 

- Bacharelados interdisciplinares de formação generalista (ex.: Artes, Ciência e Tecnologia, Humanidades, Saúde);

- Bacharelados interdisciplinares de formação específica (ex.: Nanotecnologia, Neurociências, Ciências do Estado, Etnodesenvolvimento, Estudos de Gênero e Diversidade, etc.);

- Cursos superiores de tecnologia e bacharelados inovadores na área da saúde (ex.: Acupuntura, Gerontologia, Massoterapia, Psicanálise, Psicomotricidade, Quiropraxia);

- Engenharias não clássicas (ex.: Engenharia de Agronegócios, Engenharia de Gestão, Engenharia de Saúde e Segurança, Engenharia de Software, etc.);

- Licenciaturas interdisciplinares ou integradas (ex.: Ciências da Natureza, Linguagens, Educação Bilingue de Surdos, Educação Escolar Indígena);

- Cursos tecnológicos no campo jurídico (ex.: Mediação, Serviços Notariais, Serviços Penais, Perícia Criminal);

- Cursos em áreas emergentes e “ciências” não convencionais (ex.: Ciências da Criatividade, Felicidade, Futuro, Digital Influencer, Inteligência Artificial);

- Cursos com dupla titulação ou ministrados em línguas estrangeiras;

- Currículos com organização diferenciada (ex.: Por unidades temáticas, temas geradores, certificação modular);

- Conflitos com conselhos profissionais por sobreposição de competências (ex.: Obstetrícia x Enfermagem; Engenharia de Segurança x Engenharia);

- Cursos ofertados no exterior com possibilidade de implementação no Brasil.

 

Também serão recepcionados capítulos produzidos por discentes e egressos desses cursos, especialmente aqueles que abordem: experiências de formação em cursos inovadores e inserção no mercado de trabalho.

 

Valorizamos capítulos com diferentes metodologias, perspectivas e abordagens, sobretudo estudos empíricos. O objetivo é fomentar um espaço de diálogo interdisciplinar e disruptivo, promovendo reflexões e discussões sobre o atual cenário da Educação Superior no Brasil.

 

Contribuir para esta obra é uma oportunidade única de registrar experiências e inovações institucionais, proporcionar reflexões relevantes e fomentar debates sobre os rumos da formação superior no país.

Normas e Templates

Aceitamos diversos tipos de artigos para publicação no formato de capítulo de livro, incluindo textos de seção livre. Acesse a página de normas e consulte a estrutura e os limites específicos para o tipo de artigo que deseja submeter.

“Trabalhos já apresentados em eventos ou publicados em revistas devem ser devidamente normalizados e possuir Licença Creative Commons (CC) ou autorização para republicação no formato de capítulo, permitindo a correta atribuição dos créditos à primeira publicação na revista ou evento. Certifique-se de anexar o PDF da publicação original para que possamos garantir o devido crédito ao respectivo evento ou revista.”

Submeter um artigo ou revisão

Finalizou e formatou corretamente o seu trabalho? Clique abaixo para enviá-lo.

Reservar um capítulo

Os capítulos disponíveis são limitados, e a chamada poderá ser encerrada antes do prazo estipulado. Caso seu texto ainda não esteja pronto, recomendamos reservar seu capítulo para garantir sua vaga.

...

Quer saber como funciona?

1. Submissão

Submeta o seu artigo ou revisão, inédito ou já apresentado em anais e/ou congressos, para ser publicado agora no formato de Capítulo Livro . O livro será publicado no formato E-Book (Livro Digital) com registro ISBN (International Standard Book), Ficha Catalográfica , Conselho Editorial, Índice Remissivo e todos os requerimentos necessários para obtenção de uma maior avaliação Qualis Livro.

2. Avaliação e Orientação

O seu trabalho será revisado e orientado pelos organizadores do livro (professores, mestres e/ou doutores das mais diversas áreas do conhecimento).

3. Publicação

Após o aceite, o seu trabalho será publicado na data agendada com um DOI individual e um Certificado de Publicação .

E ainda, antes da publicação você receberá a Carta de Aceite .

...

Quais são as vantagens?

1. Qualificação do Currículo

Publicar um artigo ou revisão no formato de Capítulo de Livro é a melhor opção para qualificar o seu currículo acadêmico e obter maiores pontuações em seleções para mestrado, doutorado, seletivo para cargos de docências e até mesmo diferencial para concursos em cargos de instituições privadas. Com um DOI individual, a publicação poderá ser adicionada ao seu Lattes, o que irá garantir a originalidade da publicação.

2. Horas em Atividades Complementares

As Atividades Complementares * se apresentam como práticas acadêmicas obrigatórias para todo aluno, não permitem dispensa e podem ser desenvolvidas sob múltiplas formas e inclusive com a publicação de artigos em formato de capítulo em livros que sejam coordenados por um professor e/ou Conselho Editorial.

* Verifique o manual de orientações da sua IES.
3. Substituição do TCC

Algumas IES * podem escolher adaptar seu currículo, exigindo a produção de algum outro tipo de trabalho final. Por exemplo: o TCC pode ser substituído pela elaboração de um artigo publicado no formato de Capítulo de Livro, ou até mesmo um Livro Digital, desde que as atividades sejam coordenadas por professores ou com certificação de revisão por pares.

* Consulte as regras da sua IES.