A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA NAS TRAMAS DE IMAGENS E MEMÓRIAS PELA IMPRENSA ESCRITA (1956-1960)



A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA NAS TRAMAS DE IMAGENS E MEMÓRIAS PELA IMPRENSA ESCRITA (1956-1960)
978-65-5360-834-4

2024
228
0
1
1
Michelle dos Santos
Santos, Michelle dos
Proponho-me a apresentar o presente texto, definindo-o em seu itinerário de concepção e de efetivação, itinerário que se traduz, em um autêntico roteiro. Este roteiro consiste em: 1) Dar a conhecer quem o escreve; 2) explicitar as motivações de sua idealização; 3) delinear os objetivos que se quer alcançar e 4) apresentar por quais meios se dará a sua efetivação. Tenho, portanto, o intuito de compreender a multiplicidade de sentidos, e a polissemia dos significados da construção da atual capital do Brasil, focalizando o período entre 1956 e 1960, por meio de uma análise das matérias jornalísticas responsáveis pela edificação da cidade. Almejo, portanto, interpretar o processo de aparição e feitura de Brasília, abordando a imaginação favorável e contrária ao empreendimento do governo JK, aos quais chamarei imaginário mudancista e imaginário antimudancista. Ademais, trago em mente a ideia de uma teatralidade que perpassa toda a história da edificação de Brasília, possibilitando a analogia com roteiro que inclui cortinas, atos e entreatos.
Ler mais...Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional .
O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.