ZINE COMO UMA PERSPECTIVA DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA-TRANSFORMADORA
Anne Caroline Da Silva Sandi
SANDI, A.C.S.
Emerson Luis Tonetti
TONETTI, E.L.
Fernanda De Souza Sezerino
SEZERINO, F.S.
06/09/2022
1233-1246
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As preocupações com as questões ambientais mundiais, expressas em conferências mundiais, busca das mais diversas formas incentivar mudanças acerca da relação do ser humano com a natureza. Uma proposta que visa essa mudança é a implementação de educação ambiental (EA). A partir de pesquisa bibliográfica, entende-se que uma EA crítica-transformadora, que busca a participação coletiva para a mudança da realidade, com a possibilidade de cidadania, não é a mesma EA que tem sido praticada, principalmente nas escolas. Buscando facilidade e acesso para mais pessoas, propõe-se o uso de fanzine com a intenção de, dentro de uma abordagem de educação ambiental crítica-transformadora, levantar informações e problematizar questões socioambientais acerca do manguezal em Paranaguá-PR. Pelas características inerentes e pela conexão interdisciplinar com EA crítica-transformadora, percebe-se que a zine, pode ser um potencial meio de espalhar essas informações, levantar questionamentos e reflexões que não são trazidos à tona para todas as pessoas.
Educação Ambiental Crítica, Zine, Manguezal, Paranaguá.
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