ZINE COMO UMA PERSPECTIVA DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA-TRANSFORMADORA

Code: 220809783
25
26
Título

ZINE COMO UMA PERSPECTIVA DE TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA-TRANSFORMADORA

Autores(as):
  • Anne Caroline Da Silva Sandi

    SANDI, A.C.S.

  • Emerson Luis Tonetti

    TONETTI, E.L.

  • Fernanda De Souza Sezerino

    SEZERINO, F.S.

DOI
10.37885/220809783
Publicado em

06/09/2022

Páginas

1233-1246

Capítulo

87

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH V

Resumo

As preocupações com as questões ambientais mundiais, expressas em conferências mundiais, busca das mais diversas formas incentivar mudanças acerca da relação do ser humano com a natureza. Uma proposta que visa essa mudança é a implementação de educação ambiental (EA). A partir de pesquisa bibliográfica, entende-se que uma EA crítica-transformadora, que busca a participação coletiva para a mudança da realidade, com a possibilidade de cidadania, não é a mesma EA que tem sido praticada, principalmente nas escolas. Buscando facilidade e acesso para mais pessoas, propõe-se o uso de fanzine com a intenção de, dentro de uma abordagem de educação ambiental crítica-transformadora, levantar informações e problematizar questões socioambientais acerca do manguezal em Paranaguá-PR. Pelas características inerentes e pela conexão interdisciplinar com EA crítica-transformadora, percebe-se que a zine, pode ser um potencial meio de espalhar essas informações, levantar questionamentos e reflexões que não são trazidos à tona para todas as pessoas.

Palavras-chave

Educação Ambiental Crítica, Zine, Manguezal, Paranaguá.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.