VOLUME DE CÉLULAS DE BANDEJAS, SUBSTRATO E NÚMERO DE SEMENTES NA PRODUÇÃO DE MUDAS DO TOMATEIRO: COMO MELHORAR A PRODUÇÃO DA MUDA DO TOMATEIRO?

Code: 230713854
14
0
Título

VOLUME DE CÉLULAS DE BANDEJAS, SUBSTRATO E NÚMERO DE SEMENTES NA PRODUÇÃO DE MUDAS DO TOMATEIRO: COMO MELHORAR A PRODUÇÃO DA MUDA DO TOMATEIRO?

Autores(as):
  • Marcos Hayata

    Hayata, Marcos

  • Maria Elisa De Sena Fernandes

    Fernandes, Maria Elisa de Sena

  • Flávio Lemes Fernandes

    Fernandes, Flávio Lemes

  • Raiane Fernandes Campos

    Campos, Raiane Fernandes

  • Dyovana Resende Araújo

    Araújo, Dyovana Resende

  • Mariana Montanari

    Montanari, Mariana

  • Fabiana Araújo Angeli

    Angeli, Fabiana Araújo

  • Maria Eduarda Benites Barcelos

    Barcelos, Maria Eduarda Benites

DOI
10.37885/230713854
Publicado em

01/09/2023

Páginas

98-110

Capítulo

7

Resumo

O tomate está entre as hortaliças mais cultivadas no Brasil, com sua produção elevada está diretamente relacionado a qualidade da muda no momento do transplantio. A utilização de mudas tem como vantagem aumentar a percentagem de pegamento de mudas, evitando falhas no canteiro. No entanto é necessário selecionar um substrato que propicie boas condições de umidade, macro e microporosidade. Ainda é necessário observar a quantidade de sementes que deve ser colocado por célula para que não interfira na qualidade da muda. O experimento foi montado no viveiro de mudas da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba em esquema fatorial triplo (4x3x3) sendo quatro volumes de célula, três tipos de bandeja e três substratos diferentes, com seis repetições. Foram avaliado número de folhas, altura da planta, matéria seca e fresca após 35 dias após a semeadura. Além disso, verificou-se o comprimento de raiz, volume e diâmetro. A partir destas analises verificou-se melhores valores para o volume de células de 121,12cm³, juntamente com o substrato Turfa de Sphagno e utilizando uma ou duas sementes por célula.

Palavras-chave

Tomate, sustentabilidade produção.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.