VISÃO DE EDUCADORES SOBRE O ENADE: PRINCIPAIS CRÍTICAS E SUGESTÕES/DEFESAS
Taiane Da Silva Lira Ribeiro
Ribeiro, Taiane Da Silva Lira
Mariane Da Silva Lira Ribeiro
Ribeiro, Mariane da Silva Lira
Onario Da Silva Lira Ribeiro
Ribeiro, Onario da Silva Lira
30/12/2023
177-183
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O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE ) tem sido objeto de profundas críticas de educadores, sindicatos, associações e até mesmo organizações econômicas. Partindo desse contexto, o objetivo deste estudo é apresentar as principais críticas e sugestões/defesas ao ENADE no que se refere à utilização dos seus resultados, a importância do compromisso dos estudantes bem como a importância do envolvimento de todos os agentes no decorrer de todo o processo do exame. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental (PRODANOV, FREITAS; 2013) à luz de referenciais importantes como a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e a visão de educadores como Groot (1983), Bertolin (2007), Francisco et. Al. 2015; Bittencourt et. Al. 2010; Marta Avancini (2017); Polidori, Marinho-Araujo, Rothen (2006), Lavor (2014) e Paulo Goes (2018). A partir desta pesquisa concluímos que o ENADE constitui-se como uma ferramenta capaz de orientar as ações pedagógicas e administrativas das instituições de ensino e dos cursos assegurando a melhoria da qualidade do Ensino Superior. Mas, para isso ainda é necessário divulgação, utilização e reflexão dos resultados obtidos.
ENADE, Avaliação da Educação Superior, Qualidade do Ensino Superior.
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