VISÃO DE EDUCADORES SOBRE O ENADE: PRINCIPAIS CRÍTICAS E SUGESTÕES/DEFESAS

Code: 231215263
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Título

VISÃO DE EDUCADORES SOBRE O ENADE: PRINCIPAIS CRÍTICAS E SUGESTÕES/DEFESAS

Autores(as):
  • Taiane Da Silva Lira Ribeiro

    Ribeiro, Taiane Da Silva Lira

  • Mariane Da Silva Lira Ribeiro

    Ribeiro, Mariane da Silva Lira

  • Onario Da Silva Lira Ribeiro

    Ribeiro, Onario da Silva Lira

DOI
10.37885/231215263
Publicado em

30/12/2023

Páginas

177-183

Capítulo

11

Resumo

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE ) tem sido objeto de profundas críticas de educadores, sindicatos, associações e até mesmo organizações econômicas. Partindo desse contexto, o objetivo deste estudo é apresentar as principais críticas e sugestões/defesas ao ENADE no que se refere à utilização dos seus resultados, a importância do compromisso dos estudantes bem como a importância do envolvimento de todos os agentes no decorrer de todo o processo do exame. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental (PRODANOV, FREITAS; 2013) à luz de referenciais importantes como a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 e a visão de educadores como Groot (1983), Bertolin (2007), Francisco et. Al. 2015; Bittencourt et. Al. 2010; Marta Avancini (2017); Polidori, Marinho-Araujo, Rothen (2006), Lavor (2014) e Paulo Goes (2018). A partir desta pesquisa concluímos que o ENADE constitui-se como uma ferramenta capaz de orientar as ações pedagógicas e administrativas das instituições de ensino e dos cursos assegurando a melhoria da qualidade do Ensino Superior. Mas, para isso ainda é necessário divulgação, utilização e reflexão dos resultados obtidos.

Palavras-chave

ENADE, Avaliação da Educação Superior, Qualidade do Ensino Superior.

Autor(a) Correspondente
Licença

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