VIOLÊNCIA ESCOLAR: A NECESSIDADE DE AÇÕES EDUCATIVAS PARA ALÉM DAS PRÁTICAS COERCITIVAS

Code: 220508958
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Título

VIOLÊNCIA ESCOLAR: A NECESSIDADE DE AÇÕES EDUCATIVAS PARA ALÉM DAS PRÁTICAS COERCITIVAS

Autores(as):
  • Dulcinéia da Silva Adorni

    ADORNI, Dulcinéia da Silva

  • Camila Pinheiro Santos

    SANTOS, Camila Pinheiro

  • Tatielle Pereira Silva

    SILVA, Tatielle Pereira

DOI
10.37885/220508958
Publicado em

30/08/2022

Páginas

207-217

Capítulo

14

Resumo

Este artigo visa apresentar uma reflexão sobre o fenômeno da violência escolar e a necessidade de se trabalhar valores e referências no âmbito educacional. A violência é um fenômeno que pode ser encontrado nas diversas esferas sociais, inclusive nas escolas – ambiente no qual vem crescendo de maneira assustadora. Como diz Piaget (1988), o papel da escola é muito mais amplo do que ensinar a ler, escrever e calcular. Significa assegurar à criança o seu direito ao pleno desenvolvimento de suas funções mentais, a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de valores morais que correspondam ao exercício dessas funções até a adaptação à vida social. Neste sentido, a escola precisa cumprir seu papel social, formando cidadãos conscientes e atuantes, comprometidos com o bem comum. Partindo desses pressupostos e da necessidade da abordagem direta dessa problemática no contexto escolar, foi desenvolvido um estudo que buscou identificar em uma escola da rede pública de Ensino Fundamental de um município do sudoeste da Bahia, manifestações de violência, posturas e/ou procedimentos adotados com o objetivo de abordá-las ou coibi-las. A pesquisa consistiu em um estudo de caráter descritivo, exploratório e qualitativo. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados: a observação direta do cotidiano escolar e coleta de relatos dos professores e da direção da instituição. Constatamos que atitudes de violência verbal e física ocorrem quase que naturalmente no contexto da instituição, tanto por parte dos estudantes como por parte dos educadores, os quais verbalizam sentimentos de impotência frente à situação, atribuindo às famílias a responsabilidade pelo fenômeno. Há um grande despreparo na escola para lidar com a violência escolar, fazendo com que as ações educativas se situem no campo da punição e da coerção. Favorecer a autorreflexão e a mudança de concepções, por meio da implementação de ações de formação continuada, se constitui necessidade urgente.

Palavras-chave

Violência Escolar, Ações Educativas, Valores e Referências, Ações Coercitivas

Autor(a) Correspondente
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