VERDADE, COTIDIANO E REIFICAÇÃO: WITTGENSTEIN COMO FILÓSOFO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Code: 230111619
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Título

VERDADE, COTIDIANO E REIFICAÇÃO: WITTGENSTEIN COMO FILÓSOFO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autor(a):
  • Guilherme Wagner

    Wagner, G

DOI
10.37885/230111619
Publicado em

31/01/2023

Páginas

216-240

Capítulo

17

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa filosófica de aprofundamento e crítica teórica a Ludwig Wittgenstein. Tem como principal objetivo fazer resistência ao caráter aligeirado das pesquisas em educação, e Educação Matemática, que não se aprofundam e compreendem integralmente os autores com quais trabalham. Nessa direção, a crítica filosófica que aqui se expõe tem por objetivo elucidar de que maneira se manifesta o silêncio ontológico, a manipulação e reificação da vida cotidiana na filosofia wittgensteiniana. Por fim, desenvolvemos uma análise de quais seriam as posições filosóficas do austríaco para o campo da Educação Matemática hoje, discutindo algumas posturas de ensino técnico.

Palavras-chave

Filosofia da Educação Matemática, Wittgenstein, Ontologia. Reificação.

Autor(a) Correspondente
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