VEIA JUGULAR EXTERNA DUPLA: UM RELATO DE CASO

Code: 220107533
16
7
Título

VEIA JUGULAR EXTERNA DUPLA: UM RELATO DE CASO

Autores(as):
  • José Aderval Aragão

    Aragão, José Aderval

  • Isaías Felipe dos Santos

    Santos, Isaías Felipe dos

  • Myrla Lorenna Andrade Cruz

    Cruz, Myrla Lorenna Andrade

  • Luís Henrique Santos Fortes

    Fortes, Luís Henrique Santos

  • Marcelo Diaz Nascimento

    Nascimento, Marcelo Diaz

  • Gladson Gomes de Souza

    Souza, Gladson Gomes de

  • Francisco Prado Reis

    Reis, Francisco Prado

DOI
10.37885/220107533
Publicado em

31/03/2022

Páginas

332-338

Capítulo

34

Publicado no livro

VARIAÇÕES ANATÔMICAS

Resumo

A veia jugular externa (VJE), formada pela união das veias retromandibular e auricular posterior, está localizada na região anterolateral do pescoço, profundamente ao músculo platisma, e é responsável pela drenagem do suprimento sanguíneo venoso superficial da cabeça e pescoço. Variações na formação, curso e término da VJE tem sido relatado na literatura, sendo as mais comuns as fenestrações e duplicações. O objetivo do presente trabalho foi relatar uma duplicação da veia jugular externa direita em um cadáver adulto do sexo masculino. Foi encontrada uma veia jugular externa lateral formada pela união da veia retromandibular e auricular posterior e uma veia jugular externa medial formada pela junção das veias submental e facial, ambas desembocando em um tronco comum das jugulares. Como a veia jugular externa é uma importante via de acesso venoso, admitimos que o conhecimento dessa variação pode ser importante, em especial, para médicos intervencionistas e radiologistas, auxiliando em procedimentos vasculares, como cateterismo e exames angiográficos, a fim de prevenir lesões inadvertidas.

Palavras-chave

Veia jugular externa; Veia facial; Veia auricular posterior; Veia retromandibular; Fenestração; Duplicação; Variação anatômica.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.