“VAMOS PARA AS PIZZARIAS?”: HISTÓRIA, MEMÓRIA E SOCIABILIDADES NO CRUZAMENTO DAS RUAS MONSENHOR HIPÓLITO E OLAVO BILAC, NO CENTRO DA CIDADE DE PICOS-PI (2000-2019).

Code: 221211557
1
0
Título

“VAMOS PARA AS PIZZARIAS?”: HISTÓRIA, MEMÓRIA E SOCIABILIDADES NO CRUZAMENTO DAS RUAS MONSENHOR HIPÓLITO E OLAVO BILAC, NO CENTRO DA CIDADE DE PICOS-PI (2000-2019).

Autores(as):
  • Maria Larissa Rodrigues Silva

    Silva, Maria Larissa Rodrigues

  • Raimundo Nonato Lima Dos Santos

    Santos, Raimundo Nonato Lima dos

DOI
10.37885/221211557
Publicado em

31/01/2023

Páginas

208-215

Capítulo

16

Resumo

O trabalho analisa as representações sobre o “cruzamento das pizzarias”, na cidade de Picos-PI, no período de 2000 a 2019, na memória de seus citadinos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, utilizando-se de abordagem qualitativa, sendo realizadas entrevistas, a partir de um roteiro pré-definido para obtenção das informações necessárias à pesquisa. E além da fonte oral, faz uso de fotos, mapas e estudos bibliográficos que contribuíram na confirmação da percepção do cruzamento da rua Monsenhor Hipólito com a rua Olavo Bilac, como um espaço relevante para a cidade de Picos e região. A análise das fontes e as reflexões teóricas, têm como base o diálogo com Ecléa Bosi (2003), José D’ Assunção Barros (2012), Raquel Rolnik (1995), Sandra Jatahy Pesavento (2007). Desta forma, identificou-se o “cruzamento das pizzarias” como espaço de história, memória e sociabilidades, a partir das práticas cotidianas vivenciadas por seus principais constituidores, os citadinos.

Palavras-chave

História e Cidades, História e Memória, Sociabilidades urbanas.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.