VALUE RELEVANCE DAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS: COMO O MERCADO AVALIOU A INCLUSÃO DAS EMPRESAS NO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE) NA ÚLTIMA DÉCADA

Code: 230914223
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Título

VALUE RELEVANCE DAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS: COMO O MERCADO AVALIOU A INCLUSÃO DAS EMPRESAS NO ÍNDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL (ISE) NA ÚLTIMA DÉCADA

Autores(as):
  • Caio Augusto Franco Lucas

    CAF, Lucas

  • Alex Mussoi Ribeiro

    AM Ribeiro

DOI
10.37885/230914223
Publicado em

01/03/2024

Páginas

196-209

Capítulo

9

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é analisar a evolução da relevância da informação ambiental para o mercado na última década. Os indícios obtidos com o trabalho podem ajudar a esclarecer se o recente movimento da sociedade em torno do Environmental Social Governance (ESG) pode se traduzir em maiores valores para as companhias que possuem as melhores práticas socioambientais. A amostra final do trabalho foi composta por 3.516 observações de 416 empresas ao longo de 11 anos (2010 – 2020). O modelo de relevância utilizado foi o Earnings Response Coefficient (ERC) adaptado de Barth, Beaver e Landsman (1998). Neste modelo, o valor de mercado é comparado entre as empresas que fazem parte ou não do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) por meio da medida do R-quadrado ajustado. Com base nos resultados obtidos, observa-se uma expressiva diferença a maior entre os R-quadrados ajustadosdos modelos com a variável ISE ao longo dos anos. Isto demonstra que o mercado precifica o fato de a empresa ser incorporada ao índice de sustentabilidade da B3 S.A. Quanto à tendência desta diferença, percebe-se um crescimento de 2010 com o ápice em 2015/2016 e posterior declínio. Isto corrobora com a lógica de que o interesse do mercado com questões socioambientais é cíclico e não linear.

Palavras-chave

Value Relevance, Índice de sustentabilidade empresarial, ERC.

Autor(a) Correspondente
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