VALORIZAÇÃO DOCENTE E LUTA SINDICAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO BÁSICO EM RONDÔNIA [2017 A 2020]

Code: 230513201
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Título

VALORIZAÇÃO DOCENTE E LUTA SINDICAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO BÁSICO EM RONDÔNIA [2017 A 2020]

Autores(as):
  • Nilton André Batista Faria

    Faria, Nilton André Batista

  • Ana Carolina Alves Tibúrcio

    Tibúrcio, Ana Carolina Alves

  • Alessandra Bertasi Nascimento

    Nascimento, Alessandra Bertasi

DOI
10.37885/230513201
Publicado em

31/08/2023

Páginas

600-618

Capítulo

50

Publicado no livro

OPEN SCIENCE RESEARCH XII

Resumo

Objetivo: Este estudo visa analisar a relação da categoria docente com sua entidade de classe na busca de materializar garantias de direitos para o estabelecimento de condições materiais de existência, entre 2017 a 2020, na rede estadual de ensino básico em Rondônia. Método: Trata-se de um estudo de caso teórico-documental em fontes legais e midiáticas a partir de teorias críticas. Resultados: A falta de diálogo entre o governo e a categoria se acentuou com a pandemia da Covid-19. O Piso Salarial Profissional Nacional, principal pauta da categoria durante o período, necessitou tensionamentos constantes para sua implementação e reajustes. O Sindicato da categoria se mostrou combativo com diferentes estratégias de luta. Teve como vitórias o pagamento de retroativos e atualização da progressão funcional. A nível nacional, a conquista do Fundeb permanente. Conclusão: Os avanços decorrentes dos acordos, concessões e reformas, nem sempre foram cumpridos por parte do governo, muitas vezes culminou em retrocesso, movimentando a luta de classes, sua articulação política em torno da manutenção e introdução de novas pautas de luta na agenda da categoria docente.

Palavras-chave

Valorização docente, Luta sindical, Piso Salarial Profissional Nacional, Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia

Autor(a) Correspondente
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