VALIDADE DA ADAPTAÇÃO TRANSCULTURAL DA ESCALA DE REGULAÇÃO EMOCIONAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES – ERQ-CA
Júlio César Fernandes Balbi
Balbi, Júlio César Fernandes
Julyanne Garcez Ferreira
Ferreira, Julyanne Garcez
André Luiz de Carvalho Braule Pinto
Pinto, André Luiz de Carvalho Braule
29/09/2020
263-277
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Os indivíduos podem sentir a necessidade de regular suas emoções de acordo com seuspropósitos. Este processo sofre mudanças ao longo da vida, especialmente em determinadosmomentos do desenvolvimento, como a infância e adolescência. Com o objetivo de adaptarum instrumento que avalie esse processo em crianças e adolescentes, realizou-se aretrotradução da Emotional Regulation Questionnaire for Children and Adolescents (ERQ-CA) que avalia duas estratégias, reavaliação cognitiva e supressão emocional. O estudodesenvolveu-se mediante solicitação de autorização dos autores originais para a adaptação,posteriormente, realizou-se a tradução para o português brasileiro, uma síntese das versões, ea tradução reversa por dois novos tradutores independentes. Por fim, um comitê deespecialistas avaliou a versão preliminar em termos de clareza da linguagem, pertinência erelevância teórica. O coeficiente de validade de conteúdo (CVC) mostrou valores acima dopreconizado pela literatura para os três critérios (CVC < 0,9), sugerindo que o processo deadaptação alcançou seus objetivos. Dessa forma, acredita-se que o estudo tem possibilidadesde contribuir com novas pesquisas na área de regulação emocional na população de crianças eadolescentes ao disponibilizar um instrumento para essa finalidade.
Regulação emocional; Validade de conteúdo; Autorregulação
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