UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PHET NO ENSINO REMOTO INTERDISCIPLINAR DE QUÍMICA E FÍSICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE SÃO MATEUS (ES)

Code: 230713836
9
0
Título

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE PHET NO ENSINO REMOTO INTERDISCIPLINAR DE QUÍMICA E FÍSICA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE SÃO MATEUS (ES)

Autores(as):
  • Fernando Dalbó Durães

    Durães, Fernando Dalbó

  • Mendes Ana Nery Furlan

    Mendes, Ana Nery Furlan

DOI
10.37885/230713836
Publicado em

30/10/2023

Páginas

53-68

Capítulo

4

Resumo

Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização do software PhET como recurso facilitador para a aprendizagem do conteúdo de Gases de forma interdisciplinar entre as disciplinas de Física e Química. Busca-se fornecer aos alunos uma visão mais ampla deste conteúdo, considerado muito abstrato. O trabalho foi desenvolvido com quatro turmas da 2ª série do ensino médio em uma Escola da Rede Pública de Ensino no município de São Mateus, Espírito Santo. Métodos: A proposta foi desenvolvida em etapas, iniciando com exposição de aulas teóricas e posteriormente incorporando o uso do software PhET. Quanto à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os dados coletados durante a aplicação da intervenção foram analisados pelo método indutivo. Resultados: Os resultados obtidos evidenciam que a utilização do software proporciona uma melhora na aprendizagem dos alunos, conforme demonstrado pelas atividades aplicadas após as aulas teóricas, o que mostra que o simulador possui um potencial significativo no processo de aprendizagem dos alunos. Conclusão: Apesar dos obstáculos enfrentados durante o planejamento e aplicação da atividade interdisciplinar, os resultados foram positivos. Foi possível conhecer e aplicar novos recursos de ensino que normalmente não seriam utilizados nas aulas presenciais.

Palavras-chave

Ensino de Química, Pandemia, Simuladores.

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.