UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO NAS IMAGENS CBERS 4 A PARA A AVALIAÇÃO DE ASPECTOS DA QUALIDADE DA ÁGUA (MACRÓFITAS E CLOROFILA A): ESTUDO NO RESERVATÓRIO BIRITIBA-MIRIM – SP

Code: 210504728
28
8
Título

UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO NAS IMAGENS CBERS 4 A PARA A AVALIAÇÃO DE ASPECTOS DA QUALIDADE DA ÁGUA (MACRÓFITAS E CLOROFILA A): ESTUDO NO RESERVATÓRIO BIRITIBA-MIRIM – SP

Autores(as):
  • Bruno Gomez Leguizamon Bertoni

    Bertoni, Bruno Gomez Leguizamon

  • Joel Barbujiani Sigolo

    Sigolo, Joel Barbujiani

DOI
10.37885/210504728
Publicado em

02/07/2021

Páginas

163-184

Capítulo

14

Resumo

A água doce é um recurso natural que vem sofrendo demasiada pressão, a ponto de se tornar um dos grandes desafios do século XXI e, neste contexto de crise, a Bacia Hidrográfica do Alto Tietê Cabeceiras, uma Sub-bacia da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, inserida na Região Metropolitana de São Paulo é emblemática. Esta pesquisa abordou técnicas de Sensoriamento Remoto e limnologia no monitoramento da possível presença de algas e macrófitas, que indiquem eutrofização das águas dos reservatórios e índices de clorofila A utilizando técnicas como o NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) desta forma, a pesquisa apresentou as três metas principais: (a) analise da evolução de ocorrência destas algas, através de técnicas de Sensoriamento Remoto (sensores do CBERS 4 A) obtendo parâmetros de assinatura espectral; os dados obtidos servem como base para elaborar um diagnóstico ambiental sobre a relação entre a presença de algas e os índices de qualidade da água no Reservatório de Biritiba-Mirim que futuramente serão relacionados com os índices limnológicos. Tais informações permitirão avançar para a proposição de metas de recuperação e/ou conservação e na elaboração de cenários ambientais, trazendo subsídios inovadores para o gerenciamento de recursos hídricos, bem como propiciar um melhor planejamento das coletas em campo, diminuição dos custos aos órgãos ambientais que fiscalizam e controlam a qualidade da água e aumento na análise multitemporal deste reservatório que tem fundamental importância no abastecimento de água bruta para a Região Metropolitana de São Paulo.

Palavras-chave

NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada, Qualidade da Água, Macrófitas, Clorofila (a) e Sensoriamento Remoto).

Autor(a) Correspondente
Licença

Este capítulo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

O conteúdo do capítulo e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.