UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES DIGITAIS COM ALUNOS DE LICENCIATURA NA APRENDIZAGEM DE SÍNTESE PROTEICA

Code: 210805758
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Título

UTILIZAÇÃO DE SIMULADORES DIGITAIS COM ALUNOS DE LICENCIATURA NA APRENDIZAGEM DE SÍNTESE PROTEICA

Autores(as):
  • Thiago da Costa Germano

    Germano, Thiago da Costa

  • Francisco Wagner da Costa Germano

    Germano, Francisco Wagner da Costa

DOI
10.37885/210805758
Publicado em

01/10/2021

Páginas

193-202

Capítulo

13

Resumo

Uma das formas de enriquecer o currículo dos cursos de licenciatura é estimular o uso de recursos tecnológicos, como os simuladores digitais, em razão de estes, além de atenderem as necessidades dos estudantes da era digital, poderem facilitar o ensino de determinados assuntos que, por vezes, consideram-se abstratos. Portanto, o presente trabalho visa demonstrar a importância dos simuladores digitais na compreensão dos mecanismos gerais de síntese de proteínas, assunto abordado na disciplina Biologia do ensino médio. Além disso, procura-se valorizar o uso dos simuladores digitais no ensino de Biologia a partir de reflexões e da prática na formação acadêmica dos licenciandos em ciências biológicas. Para isso, uma turma do curso de ciências biológicas de uma universidade localizada no município de Fortaleza/CE colaborou com a pesquisa dedicando-se parte do tempo em um laboratório de informática da universidade citada. O período de participação dos graduandos dividiu-se em algumas etapas: exposição dialogada entre os autores e cursistas sobre síntese proteica; esclarecimentos do uso do simulador digital; uso destes recursos pelos estudantes; e, ao final, preenchimento de formulário sobre a metodologia utilizada. Ao analisar as respostas dos formulários dos acadêmicos notou-se que houve a valorização do uso deste aparato tecnológico na compreensão do assunto abordado e indicaram que são excelentes ferramentas que auxiliam na aprendizagem de síntese de proteínas. Destarte, é necessário, que os professores do ensino médio realizem algumas reflexões críticas sobre sua prática pedagógica, levando em consideração as possibilidades que os simuladores podem trazer ao ensino de Biologia e à sua aprendizagem.

Palavras-chave

Tecnologias Digitais na Educação; Ensino; Aprendizagem; Inovação Pedagógica.

Autor(a) Correspondente
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