UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS EM AULAS DE BIOLOGIA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO PARA AVALIAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Code: 210404426
Downloads
8
Views
19
Compartilhe
Título

UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS EM AULAS DE BIOLOGIA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO PARA AVALIAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores(as):
  • Kesia Filadélfia Dionizio Silva

  • Clézia Dionizio Silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210404426
    Publicado em

    01/06/2021

    Páginas

    206-217

    Capítulo

    17

    Resumo

    Este artigo tem o objetivo de apresentar mapas conceituais como instrumentos avaliativos do aprendizado do aluno, além disso, que é possível através dos mapas identificar se tal aprendizado ocorreu de forma significativa. Este trabalho tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Posteriormente, Novak baseado na teoria de Ausubel criou e teorizou os mapas conceituais. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de seis alunos numa escola pública de ensino médio. Para a investigação os alunos criaram dez mapas conceituais de conceitos de Química e Biologia. A análise dos mapas criados pelos alunos foi de cunho quantitativo e qualitativo através da taxonomia topológica. Os resultados mostram que é possível identificar a ocorrência da aprendizagem significativa a partir da análise dos mapas conceituais feitos pelos alunos, além de analisar como ocorreu a evolução dessa aprendizagem.

    Ler mais...
    Palavras-chave

    Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Ensino Médio.

    Licença

    Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

    Licença Creative Commons

    O conteúdo dos capítulos e seus dados e sua forma, correção e confiabilidade, são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). É permitido o download e compartilhamento desde que pela origem e no formato Acesso Livre (Open Access), com os créditos e citação atribuídos ao(s) respectivo(s) autor(es). Não é permitido: alteração de nenhuma forma, catalogação em plataformas de acesso restrito e utilização para fins comerciais. O(s) autor(es) mantêm os direitos autorais do texto.

    Este site utiliza cookies. Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Ao continuar você concorda com a nossa política de utilização de cookies.

    Continuar