UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS EM AULAS DE BIOLOGIA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO PARA AVALIAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

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Título

UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS EM AULAS DE BIOLOGIA E QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO PARA AVALIAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores:
  • Kesia Filadélfia Dionizio Silva

  • Clézia Dionizio Silva

DOI
  • DOI
  • 10.37885/210404426
    Publicado em

    01/06/2021

    Páginas

    206-217

    Capítulo

    17

    Resumo

    Este artigo tem o objetivo de apresentar mapas conceituais como instrumentos avaliativos do aprendizado do aluno, além disso, que é possível através dos mapas identificar se tal aprendizado ocorreu de forma significativa. Este trabalho tem como base a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Posteriormente, Novak baseado na teoria de Ausubel criou e teorizou os mapas conceituais. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de seis alunos numa escola pública de ensino médio. Para a investigação os alunos criaram dez mapas conceituais de conceitos de Química e Biologia. A análise dos mapas criados pelos alunos foi de cunho quantitativo e qualitativo através da taxonomia topológica. Os resultados mostram que é possível identificar a ocorrência da aprendizagem significativa a partir da análise dos mapas conceituais feitos pelos alunos, além de analisar como ocorreu a evolução dessa aprendizagem.

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    Palavras-chave

    Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Ensino Médio.

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